5 alimentos veganos que não são tão saudáveis quanto parecem
Para a maioria das pessoas que fazem dieta, “vegano” tornou-se sinônimo de “saudável”. No entanto, é hora de lembrar o que realmente significa.
Há uma abundância de alimentos cheios de calorias, gorduras saturadas e sódio que não contem nenhuma carne ou produtos animais. É por isso que hoje vamos alertar sobre esses 5 alimentos veganos que não são tão saudáveis quanto parecem.
Alimentos veganos
1. Substitutos de carne processadas
Os substitutos de carne processadas muitas vezes são carregados com ingredientes artificiais, conservantes, óleos processados e ingredientes nutricionalmente vazios, diz a nutricionista vegana Megan Roosevelt, RD, LD.
Alguns hambúrgueres vegetarianos contem mais calorias do que a carne e menos proteína, diz Sharon Palmer, RDN, que sugere sempre o consumo de proteínas vegetais reais, inteiras e minimamente processadas como o tofu, feijões, lentilhas, nozes e sementes.
Se você quiser um hambúrguer vegetariano, leia o rótulo de ingredientes antes de comprar.
2. Sobremesas veganos
Estes podem ser ainda pior para você do que os que contem ovos e manteiga. Isso se deve porque os fabricantes substituem esses ingredientes com alimentos com adição de amidos, gomas e pectinas, explica a nutricionista Devon L. Golem, Ph.D., RD, LD. O resultado: as sobremesas veganos podem conter mais carboidratos simples e calorias do que as sobremesas não-veganos.
3. Iogurte de coco
Se você acha que o iogurte de coco é uma alternativa saudável ao iogurte lácteo, está equivocada. Uma única porção de iogurte de coco pode conter cerca de 60% de seu consumo diário recomendado de gordura saturada e apenas 1g de proteína.
“Muitas pessoas pensam que a gordura saturada de coco é muito saudável, mas ainda é gordura saturada de modo que seria sensato não exagerar”, diz a nutricionista Joanne L. Williams, PH.D.
4. Pães e massas brancas
Quando as pessoas mudam de ser onívoro para uma dieta vegana, o erro mais comum é comer grãos refinados para tentar preencher, diz Palmer. No entanto, tentar substituir a carne com carboidratos simples nunca vai funcionar.
Quando você come pão branco e massas, você está consumindo toneladas de carboidratos simples, o que aumenta seu açúcar no sangue e deixa você com fome novamente após 30 minutos.
Palmer recomenda cereais integrais, como macarrão de trigo integral, quinoa, farro e cevada para aportar proteínas, assim como nutrientes como zinco, ferro e vitamina B6.
5. Comidas veganas congeladas
Seja de carne ou queijo vegano, as comidas congeladas são tipicamente embaladas em conservantes, sal e aditivos difíceis de pronunciar. E, embora seja fácil de ser atraído por comidas congeladas baixas em calorias e ricas em proteínas para a saúde ideal, é importante consumir comidas e lanches elaborados com ingredientes reais.
Como você vê nem tudo que brilha é ouro e nem todos os alimentos veganos são saudáveis como parecem. Além disso, existem certos mitos e verdades sobre ser vegano que você tem que considerar.
- ovo de Golem mais saudável do que o de galinha
- o q e calorio roosevelt