6 usos terapêuticos para o mel que você não imaginava
O mel não é só um doce que alegra a vida. Também tem propriedades curativas escondidas atrás de tanta doçura. Este produto natural é tão bom para tê-lo na cozinha como no kit de primeiros socorros.
O mel é um produto doce e natural produzido pelas abelhas, que é extraído do néctar das plantas ou secreções destas. É feito principalmente de açúcar, mas contém também enzimas, vitaminas, minerais e aminoácidos. Com todos esses nutrientes, é considerado um super alimento, mas também tem propriedades curativas que poucas pessoas conhecem.
Abaixo temos 6 usos terapêuticos para o mel que você não imaginava.
1. Para curar feridas
O mel tem qualidades antibacterianas fortes, sua viscosidade atua como uma barreira para prevenir infecções e ajuda na formação de novos tecidos na cicatrização de feridas. Isto depende do tipo de mel, sendo alguns mais potentes (antibacterianamente falando) do que outros. Geralmente, o mel mais escuro é o que tem mais benefícios antibacterianos.
2. Contra o frio
O mel alivia as dores de garganta, acalma a tosse e aumenta a imunidade. O mel contém vitamina B, aminoácidos, enzimas e é rico em minerais, como cálcio e magnésio, bioflavonóides e antioxidantes.
3. Ajuda no rendimento esportivo
Sendo um produto muito doce, sua absorção é rápida. Isso faz com que seja facilmente acessível para as células dos atletas que praticam esportes. Além de manter os níveis de glicogênio e melhorar o tempo de recuperação do atleta.
4. Cura úlceras cutâneas
O mel Manuka, produzido na Nova Zelândia, é um dos melhores para o tratamento de úlceras cutâneas. Isto também porque este tipo de mel possui muito metilglioxal que é um composto antibacteriano encontrado em todos os méis, mas neste tipo de mel é mais abundante.
5. Bom para a flora intestinal
O mel ajuda a flora intestinal. Algumas variedades do mel têm grandes quantidades de bactérias amigáveis e prebióticos. Isto inclui até 6 espécies de lactobacilos e 4 espécies de bifidobactérias. É por isso que o mel ajuda a digestão e é perfeito para comer com iogurtes, sendo a mistura ideal para os intestinos.
6. Atenção com crianças menores de 1 ano
Embora o mel seja um produto natural e considerado inofensivo para os adultos, os pediatras alertam que não dê mel para as crianças com menos de 1 ano de idade. Isso por causa do risco de botulismo. As esporas das bactérias do botulismo se encontram na poeira e na terra e podem fazer o seu caminho através do mel. Os bebês não têm um sistema imunológico desenvolvido para se defender contra essa infecção.
Nem todos os remédios tem que sair direto da farmácia. Se você precisa de um antídoto rápido você pode ir a sua cozinha e utilizar o mel para tratar algumas das condições acima. É sempre importante consultar seu médico se você não ver melhoria.
Você conhece algum outro uso para o mel? Conte-nos.
- wwwsobre remedio ulceras com
- mel trapeuticos