Dieta cetogênica, sim ou não?
Sempre somos bombardeados por centenas de anúncios e produtos, mas também por novas dietas que surgem e que prometem nos fazer atingir nosso peso ideal sem esforço. Você tem que ver essas dietas sempre com bom senso, já que nem todo mundo pode se submeter a elas sem mais e devemos sempre nos consultar com um especialista para evitar brincar com a saúde.
Entre essas dietas, a dieta cetogênica tornou-se famosa, a qual falaremos hoje, que consiste basicamente em reduzir o consumo de carboidratos para que o corpo comece a queimar gordura de forma mais eficaz. Esta dieta se concentra em nosso metabolismo e ela queima a energia para assim queimar gordura graças a mudança de dieta.
Em que consiste a dieta cetogênica?
A dieta cetogenica tem como objetivo fazer com que o corpo chegue à cetose. Este é o estado em que não há mais hidratos para criar energia e o corpo recorre às gorduras, queimando-as para ter energia no momento. Em quase todas as dietas balanceadas, os hidratos são usados como a principal fonte de energia, os quais se mostrou eficaz em alcançar picos de energia em determinados momentos. Se quisermos queimar gordura antes teremos que queimar esses hidratos e para isso a dieta cetogênica propõe reduzir os hidratos na dieta. Dessa maneira, nosso corpo recorrerá diretamente as gorduras para ter energia.
Dieta cetogênica cardápio
Na dieta cetogênica, vamos nos concentrar no fornecimento de gorduras boas e proteínas, reduzindo ou eliminando, de acordo com a dieta que seguimos, o consumo de hidratos. Desde pães a cereais e frutas, são alimentos que são reduzidos ou proibidos nesta dieta. Os alimentos bons são aqueles que têm gorduras boas, como abacate, nozes ou azeite de oliva. As proteínas também são usadas, como carnes e peixes. As verduras fornecem pouco açúcar e hidratos, então também são permitidas. Devemos dizer que existem várias versões deste tipo de dieta e que algumas são mais permissivas com os hidratos.
Vantagens da dieta cetogênica
Esta dieta nem sempre é vista como algo apenas para emagrecer, mas é uma dieta focada em educar o metabolismo do corpo. Com gorduras e proteínas, obtemos energia a longo prazo, o que nos ajuda a manter longe os picos de fome. Teremos uma maior sensação de saciedade e não vamos notar essa falta de energia em certos momentos, algo que acontece quando a dieta é muito mais focada nos carboidratos, que nos dão energia de forma pontual.
Quando evitar dieta cetogênica
Obviamente, nem todo mundo pode concentrar sua dieta reduzindo drasticamente os carboidratos ou comendo mais gordura. Existem pessoas com problemas de saúde cuja dieta deve estar sempre condicionada por esses problemas. Sabemos que nem todas as dietas são válidas para todos e portanto, é sempre aconselhável fazer um exame de sangue para saber se podemos iniciar uma dieta e como deve ser essa dieta. Hoje em dia sabemos que não devemos restringir a hora de comer, pois isso retarda o metabolismo e nos faz ganhar ainda mais quilos quando voltar a comer normalmente. Se for se concentrar em uma dessas dietas tenha cuidado, pois sua saúde pode não estar pronta para essas mudanças. Além disso, com a dieta cetogênica, ao aumentar as gorduras, às vezes, as mudanças quanto ao peso não são percebidas em princípio. O metabolismo vai mudando e isso só é notado a longo prazo, por isso é uma daquelas dietas que devem ser seguidas com o tempo para ver os resultados.