Fungos labiais: O que fazer para combatê-los
Em época de calor ou de frio, geralmente aparecem os irritantes fungos labiais e com eles, um grande número de remédios caseiros que não são aconselháveis. A automedicação nunca é boa. Uma ferida não é qualquer coisa, é um vírus do herpes, é altamente contagiosa e necessita serem tratadas profissionalmente nas primeiras 48 horas após a sua manifestação. Fungos labiais: O que fazer para combatê-los.
O Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS) indica que os principais sintomas quando se apresenta pela primeira vez a herpes labial são febre e mal-estar, depois aparece uma pequena lesão avermelhada provocando dor, coceira e uma sensação de queimação, de modo que recebe o nome popular de fungo. O vírus evolui dando lugar a pequenas bexigas com líquido que depois se secam, formam casca e depois cai, esse processo dura cerca de 7 a 15 dias. Às vezes, os fungos surgem nas gengivas, na língua e até mesmo na faringe, causando coceira, irritação, aumento a sensibilidade da área afetada e dor ao ingerir alimentos líquidos ou sólidos, entre outros sintomas.
Calcula-se que no México pelo menos 90% da população tem este vírus, no entanto apenas de 15 a 30% desenvolve-se, manifestando a febre e também as chamadas bolhas que normalmente aparecem repetidamente e espontaneamente no mesmo lugar onde ocorre a erupção previa.
Como curar os fungos labiais
Os especialistas do IMSS advertem que não devem estourar as bolhas ou as crostas porque a infecção pode se espalhar para áreas próximas. Além de que a área deve ser mantida limpa e seca. Tão pouco deve colocar gelo, bicarbonato de sódio ou pasta de dental, pois pode complicar a lesão. Alguns sugerem a administração do aloe vera. Nada disso funciona.
Manter limpos e deixando que sequem, até que formem crostas e caem naturalmente é o mais recomendável. O tratamento que o IMSS fornece está baseado em analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. Nas primeiras 48 horas de manifestação é possível prescrever medicamentos antivirais para reduzir os sintomas, mas devem ser indicados sempre por um especialista.
Cuidado com os fungos! Pois são graves.
- irritações labiais
- remedio caseiro fungos labial
- fungo labial
- infecçao labial por fungos
- fungos labial
- como eliminar fungo labial
- Irritação labial
- como faço para remover fungo de harpes