10 sintomas de gravidez
Está procurando “sintomas de gravidez” e quer saber quais são os primeiros sintomas de gravidez? Neste post, explicamos quais são os sintomas de gravidez mais frequentes para que você possa saber se está grávida ou não.
Como saber se estou grávida? Os primeiros sintomas da gravidez são muito importantes para lhe dar pistas sobre se está grávida, quando tem a suspeita e o teste de gravidez ainda não confirmou. Se quiser descobrir o mais cedo possível se engravidou, observe os seguintes sintomas iniciais da gravidez… Confira abaixo os 10 sintomas de gravidez.
10 sintomas de gravidez
1. Atraso da menstruação: Se o seu ciclo menstrual é regular e de repente, está atrasado, deve ficar atenta. Pode ser um simples atraso sem importância, mas também pode ser o primeiro sintoma da gravidez.
2. Pequenas perdas de sangue: Em algumas mulheres saí um pouco de sangue pela vagina cerca de doze dias após a concepção. É uma quantidade muito pequena e não dura mais do que uns dois dias. O motivo dessa pequena perda de sangue não é conhecido, mas pode ser devido à implantação do óvulo fertilizado no interior do útero. Se acontecer com você, deve consultar o seu ginecologista.
3. Querer urinar com freqüência: A partir da 6° semana de gravidez, você pode começar a sentir vontade urinar com mais freqüência. É também um dos sintomas de gravidez mais freqüentes. O principal motivo é que, durante a gravidez, aumenta a quantidade de sangue e fluidos que circulam pelo corpo e os rins trabalham mais.
4. Inchaço abdominal: Outro dos sintomas de gravidez são as mudanças hormonais que ocorrem no início da gravidez, podem fazer você se sentir inchada, de uma forma semelhante aos dias antes da chegada do período.
5. Tensão e dor nos seios: Os seios podem inchar, aumentar de tamanho e mostrar uma especial sensibilidade , devido ao aumento da progesterona e do estrogênio. Este sintoma de gravidez manifesta-se alguns dias após a concepção. No entanto, o inchaço dos seios pode ser um sintoma da menstruação prestes a chegar, em vez de um sinal de gravidez.
6. Náuseas e vômitos: Na maioria dos casos, as náuseas da gravidez não começa até um mês depois da concepção, embora você possa sentir isso antes. As náuseas e os vômitos típicos da gravidez podem ocorrer a qualquer momento do dia e são um sintoma claro de gravidez.
7. Aversão a alguns odores e sabores: Quando você estiver grávida, pode ser que certos odores te deixe enjoada e até te cause náuseas. Pode ser devido ao rápido aumento dos níveis de estrogênio no organismo. O mesmo pode acontecer com alimentos: coisas que antes você amava e que agora te causam enjoo. Também se pode produzir uma alteração da percepção dos sabores e uma abundante salivação. Estes sintomas de gravidez se manifestaram entre a segunda e a oitava semana da concepção.
8. Cansaço e sonolência: No início da gravidez, geralmente ocorre uma fadiga que, possivelmente, seja devido ao aumento dos níveis de hormônio progesterona. Durante o segundo trimestre da gravidez, a energia é recuperada e no final do período de gestação, a fadiga reaparece.
9. Aumento da temperatura corporal: Embora esta mudança possa ser devido a um resfriado ou a outros distúrbios desse tipo.
10. Constipação: A elevada concentração de progesterona, responsável pelo relaxamento do tônus muscular, também provoca uma desaceleração da atividade do intestino. E, então, aparece a constipação, outro dos sintomas de gravidez mais freqüentes. Para neutralizá-lo, é aconselhável beber muito líquido, comer uma boa quantidade de frutas e vegetais e fazer algum movimento: mesmo caminhadas simples e regulares são suficientes para estimular a atividade intestinal.
Quando e como fazer o teste de gravidez
Além dos sintomas de gravidez nos primeiros dias, para ter uma confirmação verdadeira do estado da gravidez, é necessário fazer um teste de gravidez. Os testes, que podem ser comprados na farmácia, contêm um agente que é tingido de azul ou rosa quando em contato com o hormônio hCG, a gonadotrofina coriônica humana, presente na urina da mulher. Esses testes são eficazes duas semanas após a concepção, mas para reduzir o risco de falsos negativos, é aconselhável esperar uma semana de atraso na menstruação antes de comprar o produto e fazer o teste. No mercado, também existem testes mais avançados que indicam, até mesmo de quantas semanas a mulher está grávida.
Caso o resultado não foi claro, você pode recorrer à análise de sangue do beta hCG, que permite medir a concentração de gonadotrofina coriônica humana no organismo materno. O exame de sangue, repetido duas vezes ou mais ao longo das primeiras semanas de gravidez, também permite avaliar o aumento da concentração do hormônio e comprovar se a gravidez está progredindo corretamente.