10 truques de como evitar estrias na gravidez
A maioria das grávidas terminam esta fase com algumas novas estrias na pele. Essas micro roturas da pele são produzidas pela falta de elasticidade e a prevenção é a melhor alternativa. Com um pouco de perseverança e dedicação, nenhuma aparecerá. Tome nota destes 10 truques de como evitar estrias na gravidez.
As estrias são um dos problemas estéticos que mais preocupam as grávidas e infelizmente, fazem sua aparição na pele na maioria das grávidas, em maior ou menor grau, já que são muito poucas as sortudas que acabam a gestação sem alguma nova estria na pele. Nesta etapa, cheia de mudanças corporais, é inevitável que algumas afetem a sua pele. A pele se estica muito e é fácil produzir pequenas estrias devido à falta de elasticidade e é possível que no final apareça estrias também no peito e quadris.
A chave é a prevenção e quanto mais cedo você começar, melhor. Você deve manter a pele bem hidratada durante toda a gravidez, por isso é essencial aplicar um creme hidratante ou um óleo recomendado para grávidas, pelo menos, duas vezes por dia, embora seja aconselhável ter sempre à mão um pequeno frasco para aplicar no momento que começar a notar a pele seca ou quando começar a coçar.
Os cremes anti estrias são de grande ajuda, pois contam com substâncias que favorecem a formação de fibras elásticas e de colágeno e possuem ativos reparadores. A centella asiática ou a rosa mosqueta são componentes que ajudam a pele a ser mais elástica. Os óleos essenciais também são grandes aliados durante a gravidez, já que contam com altas proporções de elementos que favorecem a elasticidade e portanto, ajudam o corpo a se preparar para o futuro crescimento da barriga e para o inevitável ganho de peso.
Dicas para prevenir estrias na gravidez
1. É essencial hidratar a pele duas vezes ao dia para que conserve sua elasticidade natural e esteja preparada para resistir à distensão produzida pelo aumento do volume corporal na gestação.
2. Beba muita água. Ao beber água, hidratamos a pele por dentro e favorecemos sua elasticidade. Além disso, a água potável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.
3. Exercite-se regularmente. Manter-se em forma durante a gravidez é muito importante para estar bem e além disso, um bom tônus muscular evita as micro rupturas da pele.
4. Evite a exposição ao sol. E se o fizer, use sempre um bom protetor solar e depois uma loção muito hidratante.
5. Massageie a pele. As massagens circulares nas zonas conflitivas – peito, quadris e coxas – ao aplicar o creme anti-estrias estimulam a circulação. Para fortalecer a pele, você também pode se dar suaves beliscões.
6. Alimentação saudável e equilibrada. É muito importante consumir proteínas – carne e peixe – e alimentos ricos em vitamina A, E, C e magnésio.
7. Use um sutiã que se adapte ao tamanho do peito. Ajudará a pele a lidar com as grandes mudanças de volume desta fase.
8. Continue usando o creme para estrias na gravidez dois ou três meses após o parto, até que a pele retorne ao seu estado natural. Às vezes, as estrias aparecem depois que você tem o bebê.
9. Não fume. O tabaco é totalmente contra-indicado durante a gravidez porque danifica o bebê, mas também a pele. Diminui a produção de colágeno e elastina e portanto, favorece o aparecimento de estrias.
10. Não utilize tratamentos com Retinol-A, pois eles não são recomendados para grávidas ou para mulheres que amamentam.