15 dicas para pés inchados na gravidez
Durante a gravidez, é normal experimentar tornozelos e pés inchados, especialmente no terceiro trimestre. É por isso que hoje vamos falar exclusivamente sobre os pés inchados na gravidez. E tentar ajudar ao máximo as mamães que estão sofrendo com este desconforto.
Este inchaço é causado pela retenção de líquidos, o aumento do volume sanguíneo e a má circulação do sangue das veias as pernas, devido ao crescimento do útero.
Estima-se que até 75% das mulheres grávidas sofrem deste distúrbio em algum momento da gravidez, a maioria a partir do sétimo mês.
É mais comum em mulheres com gestações múltiplas ou com excesso de líquido amniótico.
O inchaço geralmente piora no final do dia, quando está muito quente ou depois de muito tempo em pé ou sentada.
O porquê dos pés inchados na gravidez
O inchaço aparece quando se acumula muito líquido nos tecidos, algo que é normal durante a gravidez.
Além disso, o útero está cada vez maior e exerce pressão nas veias da pelve e na veia cava. Isto está do lado direito do corpo e é responsável pelo transporte de sangue desde as extremidades inferiores até o coração. A pressão do útero faz com que o sangue que corre das suas pernas para o coração circule mais lentamente, causando inchaço nos pés e tornozelos.
15 dicas para pés inchados na gravidez
Este problema não afeta a saúde do bebê, mas pode ser irritante para a gestante. Embora não possa ser evitado, há várias medidas que você pode tomar para reduzir o inchaço e melhorar a saúde de seus pés.
1. Evite ficar muito tempo em pé ou sentada
Evite ficar na mesma posição por muito tempo e faça pausas a cada hora. Sente-se se você estiver de pé há muito tempo e faça pequenas caminhadas se estiver sentada.
Além disso, caminhar alguns minutos ajudará a ativar a circulação e a aliviar o inchaço dos pés.
2. Pés no alto
Quando estiver sentada ou deitada, tente colocar os pés para cima, usando um apoio para os pés ou uma almofada. Se você está deitada, tente fazer com que fiquem acima do quadril.
3. Mova seus pés
Mova os pés esticando os dedos em direção à perna e faça movimentos circulares com os tornozelos para ajudar a diminuir a retenção de líquidos. Você também pode mover os dedos dos pés para ativar a circulação.
Isso você pode fazer em qualquer lugar; em casa, no trabalho, em um restaurante enquanto come com seus amigos, etc.
Lembre-se! O movimento é importante para diminuir o inchaço dos pés.
4. Não cruze as pernas
Evite sentar-se com as pernas ou os tornozelos cruzados, isso dificulta ainda mais a circulação do sangue. Tente mudar de posição a cada 20 minutos para melhorar a circulação.
Existem muitos mitos sobre este ponto e é que, especialmente os idosos, eles disseram coisas como:
“Não cruze as pernas que o feto não consegue respirar.”
“Se cruze as pernas, se não o cordão umbilical enrola em volta do pescoço do bebê.”
Essas alegações não têm base científica, mas o que é certo é que cruzar as pernas dificulta a circulação do sangue e como resultado, os pés incham.
5. Use meias
Você pode usar meias especiais ou de descanso para melhorar a circulação nas suas pernas. Consulte com o seu médico e ele irá aconselhá-la sobre os meios que melhor se adaptam a você.
Além disso, estes têm outros benefícios. Entre eles:
– Reduzem a fadiga.
– Aumentam a fluidez do sangue.
– Mantêm a temperatura corporal.
– Reduzem o desconforto muscular.
– Previnem o aparecimento das varizes
6. Roupa solta
Use roupas largas que não pressionem nenhuma parte do seu corpo.
Além disso, roupas confortáveis permitirão que você se mova livremente e como mencionado acima, é importante manter-se em movimento para ativar a circulação e evitar o inchaço dos pés.
7. Sapato confortável
Esqueça os saltos altos. O sapato que você deve usar durante a gravidez deve ter entre 2 e 4 centímetros de altura.
No entanto, isso não significa que uma mulher grávida não possa usar um salto mais alto em uma ocasião especial em que não precise ficar em pé por muito tempo.
E também, muito importante: o sapato não deve pressionar o pé. Para isso, é aconselhável usar sapatos de formato amplo e tecidos naturais e semi-sintéticos que tenham certa flexibilidade e permitem que o pé se adapte.
8. Deite-se sobre seu lado esquerdo
A veia cava passa pelo lado direito. Por isso, é preferível que você durma sobre seu lado esquerdo, desta forma melhora a circulação de suas pernas até o coração e você pode reduzir o inchaço enquanto está deitada.
9. Massagens
Massageie seus pés com creme todos os dias para mantê-los hidratados e melhorar a circulação.
Se o seu parceiro ou outro familiar as fizer, melhor. Mas se não, você pode se dar a massagem.
Isso também ajudará a relaxar e liberar a tensão acumulada nas pernas ao longo do dia.
Lembre-se! Os movimentos devem ser circulares e ascendentes para ajudar a aliviar o inchaço.
10. Beba muita água
Beba muita água para se manter hidratada e ajudar a expelir os resíduos do organismo. Durante a gravidez, você deve beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Você sempre pode levar uma garrafa de água com você e beber pequenos goles de água durante todo o dia. Desta forma, não ficará desidratada e beberá sem perceber.
11. Exercício físico
Fazer exercício físico todos os dias é muito benéfico para grávidas e melhora o inchaço dos pés.
Caminhar e nadar são duas atividades altamente recomendadas durante a gravidez. No entanto, verifique com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.
12. Evite ou reduza o sal nos alimento
O sal piora os edemas, portanto evite adicionar sal às suas refeições. Você pode usar ervas aromáticas para dar sabor às suas refeições.
Além disso, a comida salgada não irá beneficiá-la se você tiver pressão alta, outro problema frequente durante a gravidez.
13. Cuide da sua alimentação
Leve uma alimentação equilibrada, com refeições leves e baixa em gorduras. Um ganho excessivo de peso durante a gravidez pode piorar esse problema.
Faça várias pequenas refeições e saudáveis durante o dia e tente ter bons hábitos alimentares durante a gravidez.
14. Não se exponha a altas temperaturas
O calor piora o inchaço nos pés. Evite as altas temperaturas e ficar exposta ao sol por muito tempo.
É bom tomar sol, mas evite as horas mais quentes e tente manter a temperatura corporal fresca.
15. Coloque os pés em água quente ou fria
Os banhos de pés podem ser em água quente ou em água fria.
Se for com água quente, adicione um punhado de sal grosso e coloque os pés na água por 10 minutos.
Se preferir água fria, coloque água e adicione gelo, a água deve estar o mais fria possível. Deixe os pés de molho por 8 minutos: isso ativará a circulação e diminuirá o inchaço.
Quando preocupar?
Ter pés e tornozelos inchados é normal durante a gravidez. No entanto, se o seu rosto inchar e o inchaço das mãos e dos pés for muito súbito, você deve ir ao médico, pois pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia, um problema grave que deve ser tratado o mais rapidamente possível.
Se você tiver uma perna muito mais inchada do que a outra e sentir dor ou desconforto na panturrilha ou na coxa. Isso pode ser um sinal de um coágulo de sangue, uma condição grave que também requer atenção médica imediata.
Após o parto, o inchaço desaparece à medida que o corpo elimina o excesso de líquido. Portanto, durante os primeiros dias é normal você urinar com frequência e sue mais que o normal.
Resumo
O inchaço dos pés e tornozelos durante a gravidez é normal e frequente. A retenção de líquidos e a má circulação
são as principais causas. Siga as dicas mencionadas para reduzir o inchaço e após o parto seus pés voltaram ao normal.