5 maravilhosos benefícios de caminhar durante a gravidez
A gravidez é o melhor momento para experimentar todos os benefícios de caminhar. Fazê-la é seguro durante todo o período, desde que não haja um excesso e exista um controle médico. Ao caminhar você se sente mais ativa e é uma rotina de exercício corporal completa. Está aproveitando dos maravilhosos benefícios da caminhada? Conheça aqui os 5 maravilhosos benefícios de caminhar durante a gravidez.
5 maravilhosos benefícios de caminhar durante a gravidez
1. Controla o peso
Caminhar ajuda a manter o seu peso e o do seu bebê. Se o bebê tiver um peso adequado, então o trabalho de parto será mais fácil.
2. Diminui o risco de diabetes gestacional
Quando você caminha mantém o peso sob controle e dessa maneira reduz o risco de desenvolver diabetes gestacional. Os níveis elevados de açúcar no sangue causam um maior risco de diabetes após o parto.
3. Diminui o risco de ter pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é uma complicação que pode surgir durante a gravidez. Acontece quando há pressão alta e um excesso de proteína na urina.
Quando você caminha reduz o colesterol e consegue equilibrar o nível de pressão arterial, diminuindo o risco de ter pré-eclâmpsia e portanto, que tenha um parto prematuro.
4. Reduz o estresse
Uma grávida tem mudanças repentinas de humor, pode passar da felicidade à euforia e à tristeza em questão de minutos. Essas mudanças súbitas podem fazer você se sentir estressada e caminhar como qualquer outro exercício, libera endorfinas, o “hormônio da felicidade”, que irá ajudá-la a controlar o humor e reduzir o estresse.
5. Aumenta as possibilidades de um parto normal
Caminhar durante a gravidez aumenta a flexibilidade e os músculos do quadril. Uma excelente maneira de ajudar o parto a ser mais fácil, rápido e indolor. Caminhar no início da manhã é mais útil para um parto natural.
Quanto é recomendado caminhar durante a gravidez?
Se você tinha o hábito de caminhar regularmente antes de engravidar, continue fazendo isso como antes (se está tendo uma gravidez sem complicações).
Se você não tinha o hábito de caminhar, comece com 15 ou 30 minutos de caminhada, 3 vezes por semana e em seguida, até 60 minutos. Você pode continuar se exercitando até o terceiro trimestre e até mesmo após o parto, desde que se sinta confortável e não tenha nenhuma complicação.
Caminhar é uma maneira segura de fazer exercício durante a gravidez e ao fazê-la, melhora a sua saúde cardiovascular e tonifica seus músculos.