7 dicas para ser mais paciente com o seu filho
Como mãe, certamente você lida com muito estresse e gostaria de encontrar uma maneira para isso não alterar a sua paciência. Afinal de contas, especialmente se você tem uma criança difícil em casa, à paciência é uma virtude que não pode faltar… Mas, falta. Quantas mães choram todos os dias e se sentem a pior mãe do mundo e por quê? Simplesmente porque, devido à incapacidade momentânea de lidar com uma situação perde o controle.
Você já passou por isso? Quer evitar que aconteça novamente? A primeira coisa que funciona nesses casos é respirar fundo. Em seguida, entender que cometeu um erro e pensar sobre o que aconteceu. E pensar sobre o que te fez perder a paciência e como pode evitar para que isso não volte a acontecer. Se você não sabe muito bem como conseguir, aqui vamos dar 7 dicas para ser mais paciente com o seu filho.
7 dicas para ser mais paciente com o seu filho
1. Pense se vale a pena a raiva
Às vezes, se tivemos um dia ruim ou estamos cheias de preocupações, tendemos a exagerar as coisas. Algo tão simples como um suco derramado ou uma desordem na sala pode nos irritar mais do que o necessário. Pare por um momento, respire e avalie a situação para que possa agir em conformidade.
2. Você é o adulto
Não é que você não tem o direito à impaciência, mas que entenda que as crianças são crianças e fazem coisas de crianças. Correm, gritam e se movem o tempo todo. Na medida em que você for entendendo isso, verá menos afetada. Lembre-se não apenas que é o adulto, mas que também é o exemplo e a pessoa que ele mais ama e confia.
3. Vale a pena dizer não?
Muitas vezes, as dificuldades começam quando dizemos não a qualquer pedido de nossos filhos. Ouvir um: “Mãe, eu quero sorvete”, quando acabou de preparar o jantar, pode gerar um não imediato e até mesmo um tom de irritação. Mas, é realmente tão terrível? O melhor é que chegue a um acordo com seu filho, por exemplo, se comer toda a refeição ganhará a sobremesa.
4. Não subestime a criança, respeite-a.
Muitas vezes nos sentimos com a permissão de gritar e repreender nossos filhos até nas coisas mais bobas porque de alguma forma os vemos como nossa propriedade. “É meu filho, eu dei à luz”. Tudo bem, isso é verdade, mas é uma pessoa diferente e merece todo o respeito. Se você perder a paciência, tente explicar como você se sente com sua ação e pedir respeitosamente que ele não volte a fazê-lo novamente.
5. Evite ambientes onde você não possa fazer nada
As crianças tocam, atiram, correm… É o seu papel, jogar o sentido de suas vidas. Se você mantiver uma criança em um espaço onde tudo é proibido, certamente vai viver estressada e vai reagir muito mal frequentemente. Garanta um espaço para eles onde eles possam se sentir livre para que você possa estar mais relaxada.
6. Tire um tempo de descanso
Todas nós merecemos um tempo livre, uma tarde para ir ao cinema ou fazer compras com uma amiga ou sair para jantar com o parceiro, sem filhos. Esse descanso é importante para que você possa se dedicar ao seu filho dando o melhor de você. Se você está relaxada, as as crianças ficaram mais felizes.
7. Lembre-se: Você é seu tudo
Sufoca-te o seu filho ficar exigindo a sua atenção o tempo todo? Bem, você não pode evitá-lo. Para ele, você é o centro do seu pequeno mundo. Tente canalizar isso da melhor maneira possível com jogos ou atividades, conversando e compartilhando tempo de qualidade, mas especialmente imagine que se você reivindicar sua atenção é porque você é o seu universo. Não o recrimine por isso.
E finalmente…
Relaxe!
Uma criança não é uma competição para ver quem tem as crianças mais educadas e limpas, trata-se de alcançar seres humanos emocionalmente estáveis e felizes. Se entendermos o comportamento de nossos filhos poderemos lidar melhor com eles sem perder o temperamento e assim ser mais feliz também. Seja paciente com seu filho, ele é o seu bem mais precioso.
- como ser mais paciente com os filhos
- como ser maia paciente com seu filhos
- como ser mais paciente e não ter raiva
- como ser mais paciente com meus filhos
- para ser uma mae paciente e resoirar fundo
- seja paciente com seu filho
- como ser uma mae mais paciente