Água com gás, uma bebida benéfica para o organismo!
A água com gás é uma alternativa muito saudável. E infelizmente na Espanha não é consumida grandes quantidades de água com gás. Apenas 10% da população espanhola consome água com gás, no entanto, em outros países é consumida em maior proporção.
A água com gás, ao contrário da água natural, carrega em seu interior ácido carbônico, por isso seu nome também é conhecido como água gaseificada, soda ou água de sifão. Este ácido carbônico é o responsável pelas borbulhas e portanto, pelo gás.
Características da água com gás
A água com gás pode ser consumida a qualquer hora do dia, de forma comum, é consumida durante as refeições, embora também seja usada como uma mistura para reduzir bebidas alcoólicas, adicionando-as aos sucos para criar um refrigerante caseiro.
É muito importante manter o corpo e o organismo hidratado, não importa se você bebe infusões, sucos naturais ou água com gás, por isso, escolha a bebida que gosta e tome pelo menos 2 litros por dia.
Benefícios da água com gás
– O gás na água ajuda a estimular a secreção dos sucos gástricos.
– Melhora a atividade intestinal e com isso, as digestões. Ideal para beber depois de uma refeição copiosa ou jantar para facilitar uma correta digestão.
– Se você sofre de digestão pesada ou dispepsia, pode mudar e começar a beber mais água com gás com frequência.
– Abaixa os níveis de colesterol ruim no sangue.
– É benéfico para o coração, reduzindo as chances de sofrer doenças cardíacas.
– Controla a pressão arterial e ajuda a hidratar adequadamente os órgãos.
– Reduz a quantidade de triglicerídeos no sangue.
– Elimina o excesso de sódio através da urina.
– É perfeita para se refrescar nos meses de verão.
– Pode ser acompanhado de frutas e fatias de vegetais para criar uma bebida deliciosa. É um substituto aos refrigerantes ricos em açúcar.
Outros usos da água com gás
Esta bebida tão benéfica para o organismo, também podemos usá-la para nos ajudar em certas tarefas diárias e em casa. Aqui estão alguns exemplos:
– Limpa manchas de café, vinho, molhos. Atua de maneira semelhante ao bicarbonato.
– Podemos usar água com gás para limpar efetivamente os mexilhões e remover a areia.
– Podemos usar uma mistura de água com gás e farinha para nossas misturas de bolo. Da mesma forma que a cerveja faz. Isso tornará nossas receitas mais fofinhas.
A água com gás pode ser consumida diariamente, no entanto, não é bom exceder o seu consumo, porque geralmente a água com gás passou por um processo artificial no qual foi introduzido o ácido carbónico.
Contra-indicações de beber água com gás
Temos que ter em mente certas recomendações ao consumi-la. Não é conveniente exceder, porque aumentaria muito a presença de gases no trato digestivo e poderia ser contraproducente.
Em seguida, dizemos quais são as contraindicações e os aspectos mais importantes para que tenha sempre em mente:
– Não aconselhamos que as pessoas que tendem a acumular gases em seu corpo, consumam demais, poderia descontrolar seu organismo.
– Pessoas com intestino irritável também devem evitar seu consumo.
– Pessoas que sofrem de refluxo e acidez no esôfago. Provocaria maior acidez e desconforto após as refeições.
– Pessoas com insuficiência respiratória grave poderia agravar a situação se abusarem da água com gás ou qualquer bebida gaseificada.
A chave da água com gás é tomá-la conscientemente e não abusar dela. O recomendado é consumir dois copos da água por dia. Na Espanha, há menos nascentes de água, natural com gás, em comparação com outros países como a Alemanha, portanto, nos países do norte da Europa, estão mais acostumados ao seu consumo.
Nós encorajamos você a consumir água com gás para que você possa desfrutar das suas propriedades e seus benefícios. Lembre-se de não exagerar e evitá-la se tiver alguma das patologias mencionadas acima.