Aprenda como limpar os olhos e o nariz do bebê
Quais são os produtos mais adequados para limpar os olhos do bebê? Como deve ser feita a higiene do nariz do bebê? Hoje vamos explicar como limpar os olhos e nariz do bebê.
Uma das tarefas mais delicadas quando se trata de higienizar o bebê consiste na limpeza dos olhos e nariz. Devido à natureza delicada das duas áreas do corpo, requerem cuidados específicos para garantir uma higiene saudável e apropriada para a criança. Além disso, muitas vezes, os olhos e o nariz mostram sintomas de certos distúrbios, como lacrimejamento, no caso dos olhos, ou muco, no caso do nariz. Nestes casos, cuidados meticulosos e constantes devem ser realizados, os quais devem seguir passos específicos para aliviar o bebê.
Aprenda como limpar os olhos e o nariz do bebê
Como limpar os olhos do bebê
Durante os primeiros meses, o recém-nascido apresenta remelas em seus olhos, de forma habitual, de modo que a limpeza diária dos olhos resulta essencial para prevenir possíveis complicações, como a oclusão temporária dos canais lacrimais. Por este motivo, resulta tão importante limpar os olhos diariamente, inclusive mais de uma vez ao longo do dia, com gaze de algodão embebida em camomila ou com lenços específicos para esse fim. Neste sentido, você deve ter em mente que se deve usar uma gaze diferente para cada olho. Também é apropriado usar uma solução fisiológica estéril, que você pode encontrar nas farmácias fácilmente.
O que acontece se, ao acordar, as pálpebras do bebê estiverem cheias de uma secreção amarelada e pegajosa? Significa que existem bactérias e que, portanto, a limpeza dos olhos deve ser realizada escrupulosamente. É aconselhável usar uma solução fisiológica estéril, mergulhar duas gazes na solução e limpar cada olho com muita delicadeza. Para realizar adequadamente a higiene, a gaze deve ser movida da parte interior do olho para a parte exterior.
Como limpar o nariz do bebê
A limpeza nasal do bebê é essencial quando a criança está congestionada, que é quando é necessário o uso de água do mar ou uma solução fisiológica, para efetuar uma correta lavagem do nariz. É muito importante que você tenha em mente que a lavagem nasal nunca deve ser feita com o bebê olhando para cima, pois o líquido pode passar para a garganta. O adequado é colocar o bebê de costas, virar sua cabeça para um lado, mantê-lo firmemente preso e aplicar os produtos na narina superior. Após cerca de 20 segundos, você pode incorporar a criança para que expulse as mucosidades.
Por outro lado, para remover os mucos que permanecem nas narinas, é aconselhável usar um aspirador nasal. Deve ser aspirado de forma suave e regular.
Essas são nossas dicas de hoje de como limpar os olhos do bebê e também de como limpar o nariz do bebê. E você, como faz com o seu bebê? Tem alguma receitinha caseira ou algum truque? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.