Causas de manchas vermelhas na pele
Você pode ter notado que tem algumas manchas vermelhas na pele, mas para poder tratá-las primeiro terá que saber por que elas saíram.
Talvez você perceba de repente que tem uma série de mancha vermelha na pele. A primeira coisa que deve fazer é não se preocupar demais porque pode não ser nada. No entanto, é bom procurar as características dessas manchas para ver o que podem ser.
Se você tem algumas manchas vermelhas na pele, recomendamos que olhe exatamente como são. As manchas vermelhas podem ser de três maneiras. Podem ser totalmente planas, um tanto elevadas ou bastante elevadas, que são aquelas que contêm líquido. Além disso, também podem ser pequenas, médias, ou seja de até 5 milímetros ou grandes, que já são de vários centímetros. Por último, devido à sua duração, podem durar pouco tempo ou permanecer crônicas.
Uma vez que você sabe como são essas manchas vermelhas, já pode pensar que é devido a um motivo ou outro. Aqui deixamos uma série das causas dessas manchas vermelhas.
Causas de manchas vermelhas na pele
Dermatite atópica
Também conhecido como eczema atópico, esta enfermidade geralmente aparece nos primeiros anos de vida, embora também possa aparecer em adultos. Em muitas ocasiões, inclusive nas crianças que sofrem, deixam de sofrê-la quando se tornam adultos. No entanto, se isso não acontecer, não há nada que você possa fazer, já que é uma enfermidade que não tem cura.
Não tem causas específicas, simplesmente essas manchas aparecem na pele, geralmente em áreas de dobras como cotovelo ou joelho. Os sintomas destas manchas são a coceira intensa e a pele seca ou rachada. Além disso, aparecem essas manchas vermelhas, que tendem a ser como uma união e parece mais um vermelhidão da pele que manchas diferenciadas em si.
Dermatite de contato
Este outro tipo de dermatite é porque a pele se irrita, mas desta vez devido ao contato com algum tipo de substância. Essas substâncias podem ser algumas que causam irritação para quase todo mundo ou para uma pessoa em que o paciente é alérgico. Acontece por exemplo, com jóias, látex, sabonetes, couro, etc…
Os sintomas são muito parecidos com a da dermatite atópica. Ou seja, manchas vermelhas na pele que coçam, mas nestas podem aparecer pequenas bolhas na pele.
Dermatite seborreica
Este tipo de dermatite geralmente ocorre em pessoas que têm a pele mais oleosa. O que acontece é que se produz uma secreção excessiva das glândulas sebáceas e produzem esse tipo de manchas vermelhas na pele.
Os sintomas são semelhantes aos das outras dermatites. Ou seja, manchas vermelhas com coceira intensa. Mas este tipo em particular pode causar descamação em partes do corpo, como o rosto ou o couro cabeludo.
Urticária
Esta enfermidade se produz em aproximadamente 20% da população mundial. O mais comum é que surja por uma reação alérgica. Entre as causas mais comuns estão os medicamentos, certos alimentos como o leite, os frutos do mar ou frutos secos, picadas de insetos, algumas plantas ou substâncias como o pólen, os pêlos de animais ou produtos químicos. Ainda assim, também pode ser devido a um sintoma não alérgico. Pode ocorrer por excesso de calor ou frio, exercícios físicos excessivos, parasitas ou infecções virais ou bacterianas.
As manchas vermelhas típicas da urticária são de coceira intensa, com certo relevo e geralmente são redondas. Também tendem a ser várias juntas formando grandes manchas. Não é uma enfermidade importante. Normalmente desaparece após alguns dias, então você não precisa se preocupar demais.
Pitiríase rósea
Esta enfermidade não tem sua causa bem definida. Os estudos concluem que aparece devido a alguns vírus de transmissão familiar. No entanto, não é uma enfermidade contagiosa. Começa com uma ou poucas manchas redondas e de grande tamanho, cerca de dois centímetros. Em seguida, começam outras manchas, mas pequenas por todo o corpo.
Essas manchas demoram bastante para desaparecer. Geralmente duram de 1 a 3 meses e nesse tempo, podem aparecer novas manchas. Além disso, com o passar do tempo, o centro das manchas geralmente recebe uma cor mais suave do que o exterior.
Intertrigo
Esta infecção é causada pelo fungo Candida. Geralmente afeta as áreas corporais onde encontramos contato entre duas peles, como ocorre nos seios, virilhas, axilas ou escroto. Ocorre porque, nestas áreas se produz normalmente suor e se acumula o calor, por isso é mais fácil proliferar os fungos.
As manchas vermelhas desta enfermidade tendem a ser várias juntas e a formar manchas maiores. Além disso, pequenas manchas aparecem ao redor das manchas e dão bastante coceira.
Dermatofitose
Conhecida também popularmente como micose, esta enfermidade é causada normalmente por um fungo, especificamente Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton. É também uma enfermidade contagiosa e pode ser transmitida por certos tecidos que compartilham duas ou mais pessoas, como por exemplo toalhas ou lençóis.
Essas manchas vermelhas podem aparecer em certas partes do corpo, geralmente em áreas com cabelo como o couro cabeludo, a barba ou os órgãos genitais e também é comum nos pés e nas unhas. Essas manchas são grandes e ovais em torno da área afetada. Também é necessário tratá-las o mais rápido possível para que não se espalhem.
Sarna
Esta enfermidade conhecida como sarna é uma infecção contagiosa que se propaga pelo contato físico. A causa disso dela é um ácaro. Os principais sintomas são essas manchas vermelhas que geralmente causam coceira. As manchas são muito pequenas, como pontos, mas com relevo.
Mordidas de mosquito
São a causa menos grave das que explicamos e também a mais comum. Às vezes, nos preocupamos com certas manchas vermelhas na pele e que talvez fosse apenas uma picada. Essas manchas são arredondadas e elevadas. E produzem coceira na área afetada. Geralmente aparecem poucos minutos após o mosquito ter picado e pode levar até dois dias para desaparecer.
E aqui concluímos nossa lista. Pode haver mais possíveis causas de manchas vermelhas na pele, mas estas já são menos comuns. Ainda assim tenha em mente que a internet não é um hospital e se você está preocupado e as manchas continuam, a melhor coisa que pode fazer é ir a um especialista para ver o que está acontecendo.