Causas e tratamento para dor de estômago na gravidez
A dor de estômago na gravidez é algo normal, porque carregar um bebê na barriga faz com que você sinta pressão nos ligamentos, músculos, veias e outros órgãos internos do seu corpo. Mas se isso acontece com frequência e se torna intenso, pode haver outras complicações sérias. Por isso, neste post vamos contar algumas causas de dor de estômago e o que fazer para aliviar isto.
Causas da dor de estômago na gravidez
Gases e inchaço
Durante a gravidez, as mulheres são mais propensas a gases e inchaço porque a presença de hormônios retarda a digestão, assim como o estômago é pressionado pelo útero em crescimento, gerando a dor no estômago na gravidez.
Constipação
Esse é outro motivo comum, já que suas causas também são hormonais. Quando você sofre de constipação, a passagem da comida pelo sistema digestivo se torna mais lenta e o útero pressiona o reto.
Dor nos ligamentos redondos
Essa dor pode ser curta, forte e aguda ou contínua e surda, localizada em um ou ambos os lados de baixo da barriga, mesmo na parte inferior da virilha. Geralmente começa no segundo trimestre, quando os ligamentos que sustentam o útero na pélvis se esticam e incham para conter e suportar o tamanho aumentado do útero. As mudanças na posição podem causar uma pontada curta (quando você se levanta, tosse, rola na cama, etc.). Você também pode sentir uma dor surda depois de um dia com muita atividade física. Se não passar, vá ao médico.
Contrações de Braxton-Hicks
Depois do meio da gravidez, você pode começar a sentir contrações ocasionais no útero, chamadas Braxton-Hicks. Antes da semana 37, deveriam ser pouco frequentes, irregulares e sem dor. Portanto, se dói, especialmente na parte inferior das costas, se são muito seguidas, (mais de 4 por hora), se ocorrerem em intervalos regulares ou se você tiver quaisquer outros sintomas de parto prematuro, vá para a emergência.
Além destes, existem outras causas de dor de estômago, como o vírus estomacal, intoxicação alimentar, apendicite, pedras nos rins, hepatite, colecistopatia (doença da vesícula biliar), pancreatite e obstrução intestinal. Tanto a doença da vesícula biliar quanto a pancreatite geralmente ocorrem como resultado de cálculos biliares, que são mais comuns nas grávidas. A pressão que exerce o útero sobre os tecidos intestinais previamente cicatrizados pode causar uma obstrução (que pode ocorrer no terceiro trimestre).
Tratamento para dor de estômago na gravidez
Para aliviar a dor de estômago o mais recomendável é tomar um analgésico que contenha paracetamol, já que este não tem efeitos secundários na gravidez, mas lembre-se que não deve se automedicar, por isso é melhor ir ao médico para que ele avalie e recomende o melhor para o seu caso.