Como combater a azia na gravidez
No momento em que a mulher fica grávida, seu corpo começa a mudar e sofre alguns desconfortos devido a essas mudanças. Um dos sintomas de gravidez mais comuns é a azia, que pode se tornar um grande incômodo.
Hoje vamos explicar quais são as causas que muitas mulheres sofrem de azia na gravidez e o que pode ser mais útil, vamos explicar algumas medidas que podem ajudar a evitar essas queimações chatas ou pelo menos minimizar os episódios.
Por que ocorre azia na gravidez?
A primeira causa desta “doença” (entre aspas porque não é tal, é temporária e consequência da gravidez), que chega a afetar 80% das grávidas é pelo aumento do tamanho do útero. Com o aumento do útero o estômago tem menos espaço e torna mais fácil que o conteúdo ácido do estômago suba até o esôfago, causando a azia, ou seja, a queimação.
Outra das causas é a diminuição do ácido clorídrico que ocorre durante a gravidez. Este ácido é produzido para fazer a digestão dos alimentos e durante a gravidez se produz em menor quantidade. As digestões tornam-se mais lentas e como a comida fica mais tempo no estômago, é mais provável que acabe subindo.
A terceira causa são as alterações hormonais (que são as causantes de muitas das coisas mais maravilhosas que acontecem durante a gravidez, mas também das mais pesadas para carregar). Durante a gravidez aumenta a progesterona e este aumento tem como efeito colateral uma relativa relaxação do esfíncter gastroesofágico (encarregado de não deixar passar alimento ao esôfago), tornando pior sua função e um estômago mais lento, que provoca o mesmo que comentamos sobre a causa anterior.
O que é bom para azia na gravidez?
Existem alguns truques que podem ajudar a combater a azia, embora lutar não significa vencer, mas simplesmente fazer todo o possível para vencer.
As recomendações são as seguintes:
– Comer menos, mas mais vezes: isto é, fracionando as refeições em pequenas quantidades para não encher muito o estômago. Se uma grávida come muito, dilata o estômago e o retorno da comida ao esôfago ocorre mais facilmente. Desta forma, além disso, o estômago é impedido de ficar vazio, o que também produz queimação.
– Evite certos alimentos: como os ricos em gorduras e especiarias, alimentos excitantes ou estimulantes (café ou refrigerantes). No entanto, o azeite de oliva é um bom remédio para azia quando o estômago está vazio.
– Não fumar nem beber álcool: mas isso não é recomendado apenas para a azia, mas para qualquer gravidez com ou sem sintomas.
– Beber leite antes de dormir: o leite é rico em cálcio e neutraliza o ácido, por isso é geralmente recomendado antes de ir dormir, por exemplo, para prevenir a ocorrência da azia durante a noite. – Faça as digestões incorporada: seja em pé, sentada ou semi-sentada. Isto é por uma simples questão de gravidade. Nessas posições, é mais difícil que o ácido passe ao esôfago do que se estiver deitada. – Lave bem os alimentos antes de consumi-los: especialmente aqueles que são consumidos crus, para eliminar substâncias que possam ativar os sucos gástricos.
– Durma com a cabeça elevada: com travesseiros, de modo que o tronco fique um pouco mais elevado que o corpo e o esófago e estômago não estejam no mesmo nível. – Experimente algum chá: como o de camomila, que pode ir bem com o calor, mas antes de tomar infusões é recomendado perguntar ao ginecologista, se há alguma contra-indicação.
Essas são dicas simples de como aliviar azia na gravidez. E você, conhece alguma outra? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.