Como desenvolver bons hábitos financeiros nas crianças
Todos os pais querem que os filhos sejam pessoas bem sucedidas que se tornem adultos eficientes e que saibam lidar bem com todos os aspectos da sua vida. Há um ponto importante que as crianças devem aprender desde pequenos: hábitos financeiros. Isso não significa que você não tenha que dar dinheiro, mas sim que saiba administrar e viver confortavelmente é o segredo para uma vida tranquila economicamente.
Grande parte do comportamento financeiro que temos hoje em dia está condicionada pelas lições que aprendemos de nossos pais. A compreensão desse condicionamento é fundamental para o futuro financeiro dos nossos filhos. As primeiras memórias que temos sobre o dinheiro são as que nos ensinam a entender por que nos comportamos de uma forma ou de outra com a nossa economia.
Mas o bom de tudo isso é que os hábitos financeiros não estão dentro do nosso DNA, ou seja, se aprende. Para descobrir que lições foram aprendidas por você por causa dos padrões familiares, você pode ter o controle sobre o seu comportamento e ensinar a si mesma a se comportar de maneira que avance em direção a seus próprios objetivos. Suas ações determinam suas ações e as de seus filhos.
As pequenas decisões que são tomadas a cada dia sobre a economia financeira da casa, serão as que faram a diferença na vida de seus filhos. Também será importante que assuma o controle de seu comportamento financeiro, porque assim você pode estar ciente das coisas que faz e como deve fazê-las. Aprenda aqui com a ajuda de três hábitos essenciais como desenvolver bons hábitos financeiros nas crianças.
Como desenvolver bons hábitos financeiros nas crianças
Entenda sua condição financeira
É necessário que você tenha consciência de quais foram às mensagens em sua infância sobre a economia e a forma como te fizeram entender o que era o certo. Você precisa usar esse conhecimento para compreender melhor a sua abordagem do dinheiro na idade adulta. Talvez seus pais tivessem problemas financeiros por desperdiçar dinheiro demais ou a falta do dinheiro. Pense sobre a sua vida e aprenda a fazê-lo da melhor maneira possível.
Mude o seu comportamento, se necessário.
A menos que você tenha a sorte de vir de uma família onde as finanças sempre foram bem controladas, o mais provável é que você deva mudar alguns de seus hábitos e atitudes relacionadas com o dinheiro. Não é fácil mudar um comportamento, mas isso pode ser feito.
Os salários fixos são para muitas pessoas a parte mais importante de uma economia que é repassado para as crianças, mas também para poder viver confortavelmente. Atualmente os empregos são escassos e não há nada permanente. Você deve ter em mente a forma como gasta o seu dinheiro e a atitude que tem em relação ao dinheiro, pois tudo isso afetará o futuro dos seus filhos e isso deve ser o suficiente para encontrar uma boa estratégia e ter um comportamento saudável com o seu dinheiro.
Ensine aos filhos seus bons hábitos
Uma vez que tenha resolvido a sua atitude em relação ao dinheiro e tiver bons hábitos, ao estar ciente deles poderá trabalhar esses bons hábitos nas crianças. Você pode ajudar seus filhos a compreender o poder da economia e a importância que tem o dinheiro em nossa sociedade, mas sem ser materialista.
Todos esses passos parecem óbvios, mas você precisa fazer este trabalho básico para poder sentir e conseguir a liberdade financeira que é à entrada da tranquilidade. Além disso, se você ajudar seus filhos a ter bons hábitos financeiros na infância, eles podem ter boas decisões financeiras no futuro, conseguindo então o sucesso no mundo atual.