Como fazer um tônico facial caseiro
Os cosméticos naturais e totalmente caseiros estão se tornando virais. Além das grandes indústrias de beleza que nos vendem cosméticos cheios de produtos químicos estão os cosméticos naturais, que são baseados em ingredientes naturais e que respeitam a nossa pele e o meio ambiente. É por isso que hoje vamos ver como fazer um tônico facial caseiro.
O tônico é um produto que prepara a pele e deve sempre ser usado um que seja para o nosso tipo de pele, algo muito importante para evitar problemas na delicada pele do rosto. É por isso que ao fazer um tônico facial caseiro não existe uma fórmula única, mas diferentes ingredientes naturais são usados de acordo com cada tipo de pele.
Como fazer um tônico facial caseiro
Para que serve o tônico facial
O tônico facial deve ser usado após o limpador ou removedor de maquiagem com o qual removemos a sujeira da pele. O tônico ajuda a preparar a pele e a refrescá-la antes de aplicar o creme hidratante. Com o tônico os poros serão fechados e não teremos tantas impurezas, além de que melhora a pele. O tônico deve ser aplicado com os dedos ou com uma bola de algodão sobre pequenos toques no rosto. Você nunca deve esfregar seu rosto, pois os toques são para que seja absorvido melhor.
Escolha os ingredientes naturais
Na hora de fazer um tônico caseiro, devemos levar em conta algumas coisas. É importante ter um frasco de vidro para que os ingredientes naturais sejam mantidos em perfeitas condições. Este frasco deve ser de vidro escuro, pois a luz também pode danificar as propriedades desses ingredientes. O aplicador pode ser em spray ou conta-gotas. Por outro lado, você deve usar água engarrafada para fazer esses tônicos, pois é muito melhor para o rosto. Quanto aos ingredientes naturais, devem ser de qualidade e frescos. Às vezes podemos pegá-los ou comprá-los em lojas de ervas. Devemos sempre levar em conta as condições de conservação do tônico, usando a geladeira ou um local fresco e seco.
Tônico facial para pele oleosa
A pele oleosa geralmente tem o problema da acne e excesso de sebo. É por isso que, ao fazer um tônico, precisamos usar ingredientes que tratam desses problemas. A água mineral deve ser misturada com algumas gotas de óleo de árvore de chá e algumas gotas de suco de limão podem ser adicionadas à mistura. A árvore de chá ajuda a eliminar a acne e o limão é adstringente. A mistura deve ser agitada sempre antes de usar e não ter mais de duas semanas, portanto recomenda-se fazer uma pequena quantidade de cada vez.
Tônico facial para pele mista
A pele mista é a mais difícil de tratar porque tem partes com sebo e partes secas. O ideal para este tipo de pele é um tônico que acalma e equilibra a pele. Nesse sentido, podemos usar o precioso aloe vera. O gel extraído de sua planta ajuda a equilibrar, refrescar e acalmar todos os tipos de pele. Este tônico pode ser feito diretamente com o gel de aloe vera misturado com uma pequena infusão de camomila, que também é calmante.
Tônico facial para pele sensível
As peles sensíveis geralmente são peles secas. Neste caso você tem que usar ingredientes calmantes. O aloe vera, que é adequado para todas as peles, serve perfeitamente. No caso de pele sensível, você também pode usar a infusão de camomila como base e uma infusão de pétalas de rosa para acalmar e refrescar a pele.