Como prevenir e tratar o eczema capilar
O eczema é um problema que afeta especialmente a população infantil, mas em muitas dessas crianças também se desenvolverá depois de adultos, especialmente em momentos de estresse. Estes eczemas aparecem como manchas vermelhas na pele, onde podem produzir secura ou lesões, com um aumento da coceira na área. Levam muito tempo para desaparecer, por isso é fundamental a prevenção.
Depois de terem aparecido, uma vez que geralmente surgem em surtos, devemos saber como tratá-los para que a pele se recupere o mais rápido possível. Embora seja comum ver eczema na região do rosto ou dos braços, o fato é que existem pessoas que também os têm na cabeça, o que leva a coceira, queimação e vermelhidão no couro cabeludo que podem prejudicar nossos cabelos.
Como prevenir o eczema capilar
É difícil prevenir esse tipo de problema de pele, já que podem ter múltiplos fatores de aparição. Nas crianças, é inclusive um problema bastante comum que desaparece com a idade. Nos adultos, manifesta-se em determinados momentos para desaparecer e voltar a aparecer de forma recorrente. Existem algumas diretrizes para evitar sua aparição, embora isso não nos garanta que não teremos novamente eczema capilar.
A alimentação é a chave para uma pele bonita. Neste caso, evite os alimentos inflamatórios, como as carnes vermelhas, as frituras, os alimentos pré-cozidos ou os que têm gordura saturada. Em troca, você tem que apostar em uma alimentação natural com alimentos anti-inflamatórios, como a levedura de cerveja, as frutas ou o peixe azul. Você também deve beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele hidratada por dentro e assim melhorar sua elasticidade.
Você deve usar shampoos suaves ou formulados para peles atópicas. Os produtos que usamos diariamente na pele podem melhorar ou piorar a aparência dela. Cometer erros ao escolher o shampoo pode causar mais irritação e problemas no couro cabeludo.
Como curar o eczema capilar
Na hora de curar o eczema na cabeça, não devemos apenas tentar fazer todas essas orientações preventivas. É essencial escolher produtos para lavar o couro cabeludo para melhorar esta situação. Existem marcas como Eucerin que nos oferecem produtos que são especialmente formulados para tratar este tipo de problema e melhorar a aparência da pele. A linha PH da Eucerin, com seus shampoos, é boa para isso, principalmente a que contém Ureia. Em muitas ocasiões, procuramos a forma errada de shampoo, uma vez que compramos uma para caspa, quando o problema é a dermatite, a qual pode ser seca ou seborreica. Devemos sempre ter um diagnóstico adequado, para o qual é melhor consultar diretamente o dermatologista.
Tratamentos naturais para eczema capilar
Na hora de tratar o eczema capilar, não só devemos levar diretrizes diárias, mas também cada surto deve ser tratado para que a pele se restabeleça novamente. Existem alguns remédios naturais que podem ajudar nesse sentido.
Óleo de árvore de chá com aloe vera ou óleo de coco
Este óleo essencial pode nos ajudar a melhorar os problemas de caspa e de eczema na cabeça. No entanto, não pode ser usado diretamente. Algumas pessoas misturam algumas gotas com o shampoo habitual. Você também pode fazer uma máscara que contenha o gel de aloe vera para os estados descamativos gordurosos e o óleo de coco para a pele mais seca. Esta mistura deve ser aplicada no couro cabeludo massageando levemente. Depois cobrir com uma toalha e esperar meia hora para fazer efeito. Depois lavar normalmente.
Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã
O bicarbonato de sódio é um ótimo produto para ajudar a pele a recuperar seu pH. O vinagre de maçã, por sua vez, combate a caspa e a secura. Ambos devem ser misturados com água para limpar o couro cabeludo com esta solução. Atua como shampoo limpando o cabelo, então você não precisa lavar depois, basta enxaguar.