Como tirar o vermelho do cabelo
Como tirar o vermelho do cabelo é uma das dúvidas mais freqüentes, até mesmo entre os cabeleireiros, pois é um trabalho bastante solicitado nos salões.
Como é frequente, também é complicado resolver esses casos. A seguir vamos explicar os principais pontos que você deve levar em consideração para um resultado bem-sucedido.
Como tirar o vermelho do cabelo
1. Tempo e paciência
Por parte do cabeleireiro e especialmente do cliente.
Com o fim de terminar rápido, o cabeleireiro geralmente decide colocar peróxidos altos para acelerar o processo e isso sempre leva a resultados ruins: cabelo ressecado, muito pouco clareamento e má retenção da cor (o tom escolhido irá sair após algumas lavagens e será necessário reaplicar em 15 dias).
Por seu lado, o cliente espera um milagre do cabeleireiro. Chega com uma tonalidade vermelha e quer sair com um loiro platinado em apenas algumas horas e com o cabelo intacto.
Isso é definitivamente impossível e todo cabeleireiro deve fazer com que o cliente compreenda que não é possível fazer o que pede.
IMPORTANTE: o tempo é algo que também se aplica aos peróxidos.
Esses produtos têm tempos de ação, por isso se recomendam os seguintes.
2. Análise
Para obter um bom resultado, deve ser feita uma boa análise com o cliente para saber quanto tempo ele aplicou a tinta vermelha e se fez isso em casa.
Sim, embora pareça algo que não é relevante, saber se o cliente mesmo o fez, implica que o pigmento está sempre mais concentrado na frente e nos lados. Quando é feito em salão, a aplicação é mais uniforme.
Assim você pode ter uma ideia das áreas que serão mais difíceis de clarear e tomar as medidas necessárias para obter um resultado mais uniforme.
3. Técnica
Em todos os trabalhos, se deve considerar qual será a melhor técnica para a extração.
Isso depende da qualidade cosmética do cabelo e se o mesmo já teve processos anteriores.
Por exemplo, você pode fazer uma descoloração de cor para clarear de 1 a 2 tons, máximo 3. Esta mistura leva descolorante, peróxido de 30 ou 40 volumes e shampoo. Por ser fórmulas muito líquidas, tome cuidado para não derramar no chão ou na roupa (pois pode manchar).
Se quiser clarear de 3 a 4 tons, deve estar ciente de que sempre ficará o aspecto avermelhado ou laranja. Algo que deve explicar perfeitamente a sua cliente para que ela saiba que NÃO poderá sair loira ou platinada do salão. Pelo menos não em algumas horas.
Felizmente existem alternativas para alcançar o resultado desejado, mas tudo implica paciência.
Isso mesmo, para obter aquele loiro desejado você terá que antes de mais nada, avaliar a qualidade cosmética do seu cabelo e se estiver disposta, entender que poderá fazer o clareamento, mas em várias etapas. Ou seja, uma descoloração por mês e isso sempre e quando seguir todos os cuidados para o cabelo ao pé da letra.
4. Resultado
Uma extração de cor significa que em 90% dos casos o cabelo está manchado.
Sim, é a crua verdade, um clareamento não é homogêneo, já que está trabalhando com pigmentos que não são naturais do cabelo.
Considere também que quanto mais claro for o tom, mais visíveis serão essas manchas. Aqui entra a perícia de cada cabeleireiro para aplicar as tintas mais adequadas que permitam cobrir o cabelo uniformemente.
A coisa mais importante em termos do resultado é chegar a um acordo com o cliente. Deixe claro o que pode e não ser feito, então terá as opções de neutralizar os fios avermelhados.
O cabelo vermelho é lindo, porém na hora de remover a cor, é tão difícil quanto com o preto azulado. E estar ciente disso também é muito importante.