Corrimento na gravidez é normal?
Sim, é completamente normal e você pode ter esse corrimento vaginal desde o início da gravidez até o nascimento do bebê. O que você nota provavelmente seja uma leucorréia normal, isto é, o mesmo corrimento vaginal que perceberia ocasionalmente em sua roupa de baixo antes de engravidar.
A diferença é que é muito mais abundante agora, em parte devido ao aumento da produção de estrogênio e ao maior fluxo sanguíneo para a área vaginal.
Esse fluxo é composto de secreções do colo do útero e da vagina, além de células velhas e bactérias que normalmente habitam na vagina. O corrimento na gravidez saudável normalmente tem o seguinte aspecto:
– Transparente ou esbranquiçado.
– De fina espessura, ou de consistência mucosa.
– Inodoro ou com odor suave.
Você provavelmente notará mais corrimento vaginal à medida que se aproxima da data do parto, embora possa parecer diferente do normal.
Que tipos de corrimento são um sinal de que existe um problema durante a gravidez?
Se o corrimento vaginal é verde e de cheiro desagradável, se vem acompanhado por alguma dor, ou por qualquer motivo te parece estranho, pode ser uma infecção ou algum outro problema. Ligue para o seu médico imediatamente se você estiver em uma das seguintes situações:
– Se você ainda não está na semana 37 e percebe um aumento no fluxo ou uma mudança no tipo de fluxo. Por exemplo, se ficar aguado, ou espesso e gelatinoso, isso pode ser um sinal de ruptura prematura da bolsa de água ou de parto prematuro.
– Se sua vulva parece inflamada ou você tem um fluxo esbranquiçado e inodoro que te causa dor, coceira ou ardor ao urinar ou durante as relações sexuais. Pode ser uma infecção fúngica conhecida como candidíase vaginal.
– Se depois de ter relações sexuais (quando o fluxo se mistura com o sêmen), você percebe um fluxo leve de cor branco ou cinza que tem um cheiro como de peixe. Pode ser um sinal de outro tipo de infecção chamada vaginose bacteriana.
– Se o fluxo é espumoso e de cor amarelo ou verde e também tem um odor desagradável. Isso pode ser um sinal de tricomoníase, uma infecção comum que é transmitida sexualmente. Coceira, irritação, dor, ardor e vermelhidão da vagina e dos lábios vaginais, podem ser outros sintomas dessa enfermidade. Você também pode sentir desconforto ao urinar ou ter relações sexuais.
– Se o fluxo tem um odor muito forte e perceptível, ou muda de cor, quantidade ou consistência.
Às vezes é difícil saber se seus sintomas sinalizam um problema. Embora você não tenha os sintomas comuns de irritação, coceira ou ardor, você pode ter uma infecção vaginal ou uma doença sexualmente transmissível.
Em qualquer um desses casos, se você acredita que tem uma infecção, não tente se tratar com medicamentos de venda livre. É importante que primeiro consulte com o seu médico para que ele possa fazer um diagnóstico e recomendar o tratamento apropriado.
Como se distingue o corrimento vaginal do tampão mucoso?
Nem sempre é fácil distinguir entre o corrimento vaginal e a perda do tampão mucoso. Portanto, se não tem certeza, é melhor perguntar ao seu médico o mais rápido possível.
O tampão mucoso é composto de secreções que se acumulam no colo do útero no início da gravidez, criando uma barreira protetora. Tem a aparência de clara de ovo ou do muco que pode sair do nariz em um dia frio.
À medida que a data de nascimento do bebê se aproxima e o colo do útero começa a se diluir e se dilatar em preparação para o parto, você expulsará esse muco. A perda do tampão mucoso pode ser um dos sinais de que o parto começará.
Nem todas as mulheres observam a perda do tampão mucoso. Talvez você pode notar como um aumento do corrimento vaginal durante vários dias, ou como um tipo de coágulo mucoso que pode ser transparente, rosa, um pouco marrom ou até mesmo ter um pouco de sangue.
Como se distingue o corrimento vaginal do líquido amniótico?
O corrimento vaginal normal ocorre de vez em quando e em pequenas quantidades, enquanto o líquido amniótico sai continuamente quando se rompe a bolsa.
Estas são as características do líquido amniótico:
– Transparente ou levemente amarelo.
– Aguado.
– Inodoro ou com um odor um pouco doce.
Se acredita que tenha rompido a bolsa, fale imediatamente com o seu médico. É importante determinar se é o líquido amniótico, o que pode indicar que você está entrando em trabalho de parto.
Se você tem menos de 34 semanas de gravidez e a bolsa rompeu, seu médico pode lhe dar medicamentos para atrasar o parto e acelerar o desenvolvimento de alguns órgãos do bebê, como os pulmões.
O que posso fazer com o corrimento na gravidez?
Não há muito o que fazer para eliminar o corrimento vaginal durante a gravidez, a menos que seja causado por uma infecção que possa ser tratada. Você pode usar lenços higiênicos para absorvê-lo, se achar necessário (não use tampões durante a gravidez).
As seguintes medidas ajudarão você a manter sua área genital limpa e saudável:
– Limpe sempre de frente para trás depois de ir ao banheiro.
– Use roupas íntimas de algodão.
– Evite calças apertadas e meias calças de nylon.
– Não use banhos de espuma, compressas ou papel higiênico perfumados, assim como sprays de higiene feminina ou sabonetes com perfumes ou desodorantes.
E não se dê duchas vaginais, porque elas podem afetar o equilíbrio natural das bactérias benéficas que habitam na vagina e aumentam o risco de uma infecção. Além disso, os médicos não aconselham as duchas durante a gravidez porque podem introduzir ar no sistema circulatório através da vagina. Isso, embora raramente aconteça, pode causar sérias complicações.
Como você pode ver, o corrimento na gravidez é normal. Porém, é sempre aconselhável contar tudo ao seu médico para prevenir qualquer complicação.