Cuidados com o cordão umbilical
Uma das conexões mais palpáveis e óbvias entre mãe e filho é o cordão umbilical. Após o nascimento, o bebê vem com parte do cordão e a mãe deve ter o máximo cuidado contra possíveis infecções, hoje vamos dar dicas de como você deve cuidar do cordão umbilical de seu recém-nascido.
Durante os 9 meses de gestação, seu bebê se desenvolveu, cresceu e viveu dentro de seu útero. Nele recebeu todo o alimento e nutrientes que seu organismo conseguiu lhe dar através de um cordão presa a você, que recebeu tudo o que é necessário para sua alimentação. Quando nasceu, o cordão foi cortado deixando o coto umbilical. Este coto, depois de 10 a 21 dias vai secar completamente e finalmente cair, deixando uma pequena ferida no abdômen do seu bebê, é por isso que você deve saber sobre os cuidados com o cordão umbilical.
Cuidado com o cordão umbilical
Os cuidados que você deve ter durante esses dias é principalmente mantê-lo limpo e seco. Para isso, dobre a parte superior da fralda, deixando o umbigo descoberto. Limpe com uma toalha ou esponja úmida.
Quando o cordão umbilical é cortado, permanece um coto umbilical que escurece e seca até se desprender após 2 ou 3 semanas. Para que durante esse processo não seja infectado, o mais importante é não curá-lo de uma forma ou de outra, mas mantê-lo sempre limpo e seco, evitando que se suje com fezes ou urina.
Certifique-se de que a fralda não o cubra, dobrando a borda superior para baixo, se necessário. Em cada muda, recomenda-se curá-lo com álcool. Para aplicá-lo corretamente, é preciso levantar o coto sem esticar.
Existe um consenso unânime de que produtos com iodo devem ser evitados, porque sua absorção poderia influenciar na função da tireoide, assim como qualquer talco ou pó, além disso sua cor dificulta a avaliação da condição do umbigo. Se acidentalmente se sujar com as fezes, deve lavar sem medo com água e sabonete, depois secá-lo com muito cuidado e aplicar o álcool ou o anti-séptico indicado pelo pediatra.
Para secar o umbigo mais rápido, durante os dias de verão, coloque seu filho em uma camisa leve e deixe-o apenas de fralda, para que circule melhor o ar. E não tente tirá-lo, embora este já esteja pendurado, lembre-se que vai cair sozinho, é sempre assim, não é necessário apressar, é um processo natural.
Quando o coto cai, pode ser que fique pedaços de pele (granulosas umbilicais) que desaparecem com o tempo e às vezes requerem tratamento do médico. Este tratamento é indolor, então não há nada para se preocupar.