Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê
Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê, Isso é confirmado por um estudo realizado no Hospital Sant Mary em Manchester, que garante que a posição adotada pela mulher grávida ao dormir durante os últimos meses de gestação é importante para evitar mortes prematuras dos bebês.
A posição em que a mãe dorme durante os últimos meses de gravidez é mais importante do que parece, uma vez que, de acordo com o estudo do Hospital Sant Mary em Manchester (Reino Unido), você deve evitar dormir de barriga para cima durante a última fase da gestação para prevenir o risco de morte prematura do bebê.
Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê
Os pesquisadores do Hospital Sant Mary realizaram o estudo, publicado no British Journal of Obstetrics and Gynecology, com mais de 1.000 mulheres que estavam na fase final da gravidez e descobriram que aquelas que dormiam de barriga para cima duplicaram o risco de mortes prematuras dos bebês. Das mulheres que participaram do estudo, 291 tiveram a má experiência de perder seu bebê e 735 tiveram uma gravidez sem problemas.
Embora os pesquisadores não tenham sido capazes de dizer com certeza porque dormir de barriga para cima aumenta o risco de morte prematura, eles conseguiram confirmar que, quando uma mulher grávida está deitada de barriga para cima, o peso combinado do bebê e o útero exerce pressão nos vasos sanguíneos e isso pode levar a restringir o fluxo de sangue e do oxigênio que chega ao feto.
Campanha “Dormir do lado”
Antes da revelação dos dados do estudo, uma campanha de conscientização foi lançada no Reino Unido com o objetivo de que as mulheres grávidas saibam o quão importante é cuidar da sua posição ao dormir durante a última fase da gestação. A campanha é apresentada sob o slogan “Dormir de lado” e é acompanhada por um vídeo que mostra como a futura mãe deve se acomodar na hora de dormir. Para alcançar a posição adequada, oferecem alguns conselhos à grávida, como colocar travesseiros atrás das costas ou revisar a posição em caso de acordar no meio da noite.
O estudo elaborado no Hospitale Sant Mary em Manchester é o mais importante publicado neste aspecto até à data e ressalta que levando a sério essas dicas pode salvar até 100 mil bebês por ano em todo o mundo. Aproximadamente uma em cada 225 grávidas no Reino Unido acabou perdendo seu bebê prematuramente.
E você, que posição adota ou adotou nos últimos meses da sua gravidez? Achou difícil encontrar uma posição confortável? Compartilhe sua opinião com outras mamães nos comentários.