Doula: o que é, preço e mais!
Há muitas mulheres que pensam cada vez mais no papel das doulas e se são realmente necessárias (ou não) no momento do parto. A realidade é que uma doula pode ser um bom investimento, caso você esteja sozinha durante este momento especial por algum motivo. Cada vez mais e mais mulheres com ou sem parceiros decidem contratar os serviços de uma doula nesses momentos especiais.
Em países como os Estados Unidos, o movimento doula está rapidamente se tornando um negócio multimilionário. A principal razão para isso é que as mulheres querem se sentir mais capacitadas durante sua gravidez e durante o parto, por isso buscam o apoio emocional necessário para atingir o objetivo.
Além disso, com as pressões da sociedade moderna, mais mulheres trabalham mais horas e têm que criar seus filhos sozinhas… Essa diminuição do sentimento de “tribo coletiva”, onde as mulheres se ofereciam como voluntárias para ajudar umas às outras a criar seus filhos, levou à crescente demanda por ajuda paga. Isto é especialmente verdadeiro nas primeiras semanas após o nascimento, onde as novas mães tendem a se sentir um pouco perdidas e necessitam de respostas rápidas.
Doula significado: A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
O que é doula?
As doulas também são conhecidas como companheiras de nascimento e apoiantes do pós-parto, existem há séculos e ajudam as mães no trabalho de parto. A doula moderna oferece serviços que vão desde a educação pré-natal até os cuidados físicos e emocionais durante o parto e o apoio no pós-parto para ambos os pais. De acordo com a Associação Americana de Gravidez, a maioria das relações doula-cliente começa no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, quando a mãe se sente livre para fazer perguntas e resolver suas preocupações sobre o parto.
Qual é a diferença entre uma doula e uma parteira?
Embora as doulas e as parteiras desempenhem um papel de apoio antes, durante e após o parto, a diferença essencial é que a doula orienta os pais através do parto, enquanto que uma parteira é vista como uma prestadora de atenção médica. As parteiras podem ajudar no parto em casa ou no hospital, enquanto as doulas ajudam com técnicas não médicas, como a massagem e a respiração para treinar durante o parto. As parteiras também podem realizar explorações durante a gravidez e oferecer aconselhamento médico e assistência durante o parto.
As doulas são profissionais capacitadas?
Para ser doula você precisa de um treinamento profissional que varia entre 6 e 12 meses e inúmeras horas de serviço comunitário. As doulas qualificadas são registradas com seu próprio número de prática. Portanto, geralmente não há problemas de intromissão profissional na sala de parto. Existe também curso de doula online.
As doulas ajudam também os pais
No geral, os pais também estão nervosos e ansiosos na sala de parto, esperando que tudo corra bem. Como cada parto é diferente, os pais nunca sabem o que esperar e acham difícil ver a esposa sofrendo por meio de contrações tão dolorosas. A boa notícia é que as doulas estão constantemente explicando os procedimentos na sala de parto e ajudam a acalmar os pais, aumentando as possibilidades de um parto seguro e bem-sucedido.
Doula preço
Pense se você realmente quer uma doula durante a gravidez ou se, pelo contrário, prefere não tê-la. Seus serviços podem ser caros, dependendo da profissional que você escolher para acompanhá-la. Em média uns 1.000. Mas lembre-se de que é um acompanhamento personalizado e está sempre disponível para ajudá-la nesses momentos especiais.