Fimose em criança: Tudo o que você precisa saber!!!
No caso de a criança sofrer de fimose, o prepúcio não consegue deslizar pela glande até descobri-lo. E como nós pais devemos agir nesses casos? É sempre necessário operar? É um bom hábito abaixar o prepúcio para descobrir a glande?
Fimose em criança: Tudo o que você precisa saber!!!
A fimose é sofrida quando o prepúcio, a parte superior da pele que desliza e cobre a glande, a parte final do pênis, é muito estreito. Em caso de fimose em criança, o prepúcio da criança não consegue deslizar pela glande até descobri-lo.
Em que consiste…
No recém-nascido, em geral e até o terceiro ano de idade, se fala de fimose fisiológica: o prepúcio está preso à glande, mas permite que a criança faça xixi normalmente. Neste caso, o distúrbio tende a desaparecer espontaneamente em torno dos 3-4 anos. Portanto, a fimose fisiológica não é motivo de preocupação e é considerada uma defesa útil para proteger o pênis da criança contra o perigo de infecções. No entanto, no caso de uma fimose propriamente dita, o prepúcio é tão estreito que não pode deslizar para trás para descobrir a glande e em alguns casos, o estreitamento é tal que impede a criança de fazer xixi.
O que fazer em caso de fimose
– Antes dos 4 anos de idade, intervir para eliminar as adesões seria um erro, já que, muitas vezes, antes dessa idade, a fimose na criança se resolve sozinha. Entretanto, para evitar complicações, basta seguir algumas regras relacionadas à higiene íntima da criança. Acima de tudo, para limpar o prepúcio e a glande, puxe o prepúcio o máximo possível, sem forçar. Tentar descobrir a glande a qualquer preço, afastando o prepúcio, não só é inútil, mas também pode causar pequenas lacerações locais que cria um terreno muito favorável para o desenvolvimento de infecções.
– Eliminar as aderências só é necessário quando a fimose na criança persiste além dos 4-5 anos, se o estreitamento impede a saída do xixi ou se resulta problemático manter a área limpa. Na maioria dos casos, a remoção das aderências é feita manualmente pelo pediatra. Só raramente, no caso de uma fimose autêntica, isto é, quando o orifício do prepúcio é menor que o normal, se deve recorrer a uma intervenção cirúrgica. É, no entanto, uma intervenção muito simples, que requer uma breve convalescença.
Quando ir ao pediatra
O pediatra deve ser chamado imediatamente se:
– O estreitamento é tal que impede a saída normal da urina: o jato não é uniforme ou é muito fraco, ou demora muito para começar e é excessivamente lento.
– A criança tem 5 anos e não consegue descobrir a glande.
Dúvidas mais comuns sobre fimose em crianças
São preocupantes os pequenos cistos esbranquiçados que podem aparecer na ponta do pênis?
Não. Se chamam cistos e magmáticos e são constituídos por pequenos acúmulos de smegma, a substância esbranquiçada que a pele do pênis produz para mantê-lo limpo. Esses cistos podem se desenvolver entre a glande e o prepúcio para formar um tipo de proteção, com a finalidade de prevenir ou resolver a fimose na criança.
É um bom hábito descobrir a glande da criança?
Não, é melhor evitar fazer isso. Quando a pele é abaixada, provoca pequenas feridas que, quando curadas, “esticam” ainda mais a pele e estreitam mais a abertura.
Qual é a melhor idade para operar fimose na criança?
Por motivos psicológicos, hoje em dia, a intervenção precoce é mais aceita no início da idade escolar. Esperar até a adolescência pode levar a dois problemas: a criança pode se sentir diferente de seus amigos. Além disso, aumenta a probabilidade de que a fimose cause infecções locais no prepúcio (balanopostite).