Gastrite: sintomas, causas e mais!
Gastrite é a inflamação do revestimento do estômago. A doença pode ser aguda ou crônica. Substâncias como os anti-inflamatórios, a aspirina, a helicobacter pylori ou o álcool podem irritar sua mucosa gástrica, causando dor no ventre, náuseas ou falta de apetite.
O que é gastrite?
A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, que é a camada de células que reveste o estômago por dentro protegendo-o da acidez dos sucos gástricos. Embora não seja correto, é comum que o termo gastrite seja utilizado como sinônimo de dispepsia (dor ou desconforto no abdômen superior, assim como sintomas de queimação, pressão ou plenitude relacionada muitas vezes, embora não necessariamente, com as refeições).
A gastrite pode ser produzida por múltiplas causas: álcool, tabaco, alimentos, remédios (anti-inflamatórios não-esteroides), cirurgias importantes ou infecções (a bactéria Helicobacter pylori se relaciona a alguns tipos de gastrite). Desde o final do século 20, tem sido relacionado ao H. Pylori a patologia gástrica de uma forma ou de outra. Ou seja, o envolvimento desta bactéria na úlcera gastroduodenal e como precursor de algum tipo de câncer gástrico é indubitável, mas também desempenha um papel importante como causa da gastrite. Na verdade, quando sua prevalência foi estudada, mais da metade da população apresentou dados que confirmam a presença desse germe no estômago.
Sintomas de gastrite
Os sintomas são muito variáveis, já que cada indivíduo pode experimentá-los de maneira diferente. Os mais comuns são mal estar ou dor no estômago, náuseas, vômitos, eructos, queimação ou presença de sangue nos vômitos ou nas fezes.
O diagnóstico da gastrite é histológico, ou seja, é necessário realizar uma gastroscopia e obter uma amostra da mucosa gástrica mediante biópsia para que possa ser analisada. Portanto, o diagnóstico da gastrite não é apenas clínico (não se baseia apenas nos sintomas), mas é necessário a realização de exames invasivos (gastroscopia e biópsia) para confirmar sua existência.
Geralmente, o tratamento da gastrite inclui antiácidos e outros medicamentos que ajudam a reduzir a acidez no estômago, aliviando assim os sintomas e favorecendo a cura da irritação da sua parede. Se a gastrite estiver relacionada a uma doença ou a uma infecção, também se tratará esse problema.
Por último, os pacientes são aconselhados a fazer mudanças em sua dieta, evitando certos tipos de alimentos, bebidas ou medicamentos que podem causar irritação da parede estomacal.
A classificação da gastrite é complexa, mas, por meio de resumo, pode-se dizer que é dividida em aguda, crônica e formas especiais de gastrite.