Gravidez Molar: Sintomas, Riscos, Tratamento e mais!
Uma gravidez molar é uma anormalidade da placenta, causada por um problema quando o óvulo e o espermatozoide se juntam na fecundação. Gravidezes molares são raras, ocorrendo 1 em cada 1.000 gestações. Gravidezes molares são também chamadas de doença trofoblástica gestacional, mola hidatiforme ou simplesmente referidas como “mola”.
O que é gravidez molar?
Uma gravidez molar é o resultado de um erro genético durante o processo de fertilização que leva ao crescimento de tecido anormal dentro do útero. Gravidezes molares raramente envolvem um embrião em desenvolvimento e o crescimento desse material é rápido comparado ao crescimento normal de um feto. Tem o aspecto de uma coleção grande e aleatória de células em grupos como as uvas. Existem dois tipos de gravidezes molares, a “completa” e a “parcial”.
O que é uma gravidez molar completa?
Gravidezes molares completas têm apenas partes da placenta (não há bebê) e são formadas quando o espermatozoide fecunda um óvulo vazio. Devido o óvulo estar vazio, não se forma nenhum bebê. A placenta cresce e produz o hormônio da gravidez, o hCG. Infelizmente, um ultra-som mostrará que não há feto, apenas a placenta.
O que é uma gravidez molar parcial?
Um molar parcial ocorre quando a massa contém tanto as células anormais e um embrião que tem graves defeitos congênitos. Neste caso, o feto será ultrapassado pela crescente massa anormal com bastante rapidez.
Uma versão extremamente rara de um molar parcial é quando são concebidos gêmeos, mas um embrião começa a se desenvolver normalmente, enquanto que o outro é um molar. Nestes casos, o embrião saudável será consumido rapidamente pelo crescimento anormal.
Quem está em risco em uma gravidez molar?
– Nos EUA, aproximadamente 1 em cada 1.000 gravidezes é uma gravidez molar.
– México, Sudeste Asiático e Filipinas têm taxas mais altas que os EUA.
– Mulheres com mais de 40 anos.
– Mulheres que já tiveram uma gravidez molar antes.
– Mulheres com antecedentes de aborto espontâneo.
Quais são os sintomas de uma gravidez molar?
– Mancha ou sangramento vaginal.
– Náuseas e vômitos.
– O desenvolvimento de complicações raras, como doença da tireoide.
– Pré-eclâmpsia precoce (pressão alta).
– O aumento dos níveis de hCG.
– Nenhum movimento fetal ou tom do coração detectado.
Como posso saber se tenho uma gravidez molar?
– Um exame pélvico pode revelar um útero maior ou menor, ovários aumentados e quantidades anormalmente altas do hormônio da gravidez hCG.
– Um ultra-som geralmente mostra a aparência de um “cacho de uvas”, que significa uma placenta anormal.
Tratamento para uma gravidez molar
– A maioria das gravidezes molares terminará espontaneamente e o tecido expelido aparecerá em forma de uva.
– Gravidezes molares são eliminadas por aspiração com raspagem, dilatação e evacuação (D&C), ou às vezes por meio de medicamentos. A anestesia geral é utilizada normalmente durante esses procedimentos.
– Aproximadamente 90% das mulheres que têm um molar removido não requerem tratamento adicional.
– Os procedimentos de acompanhamento que monitoram os níveis de hCG podem acontecer todos os meses, durante seis meses ou como o seu médico prescrever.
– O acompanhamento é feito para garantir que a molar foi removida completamente. Restos da molar podem começar a crescer novamente e podem possuir uma ameaça de tipo cancerígena a outras partes do corpo.
– Uma nova gravidez deve ser evitada por um ano após uma gravidez molar.
– Qualquer método contraceptivo é aceitável, com exceção de um dispositivo intra-uterino.
Como vou me sentir emocionalmente depois de uma gravidez molar?
Embora a eliminação de uma gravidez molar não seja o término de uma criança em desenvolvimento, segue sendo uma perda. Mesmo quando um embrião está presente, ele não tem a oportunidade de se transformar em criança. A maioria das mulheres descobre que se trata de uma gravidez molar após a descoberta e a antecipação de estar grávida. Como os sonhos, planos e esperanças são cancelados de uma só vez, segue sendo uma perda significativa. Grupos de apoio e aconselhamento podem ser benéficos.
Posso ter outra gravidez molar?
– Se você teve uma gravidez molar sem complicações, seu risco de ter outra gravidez molar é de aproximadamente 1 a 2%.
– O assessoria genética antes de conceber novamente é útil para alguns casais.