Inchaço na gravidez: causas, prevenção, tratamento e mais!
Os sintomas de inchaço na gravidez são evidentes. A sensação de peso e dor nas pernas, o incômodo que resulta usar alguns sapatos ou anéis nos dedos, a distensão do abdome, são alguns sinais de que uma grávida está inchando. O inchaço na gravidez, que aparece especialmente nas partes inferiores do corpo, ou seja, nos pés, tornozelos e pernas, geralmente é uma das queixas mais comuns das grávidas, especialmente quando se encontram entre o terceiro e quarto mês de gestação
Além dos pés, tornozelos e pernas, a grávida pode experimentar inchaço também nas extremidades, dedos, mãos, braços, assim como no rosto, embora a maioria dos casos se limita a apenas um incômodo, que não há motivos para se preocupar.
Causas mais comuns de inchaço na gravidez
– Retenção de líquidos. A grávida geralmente retém mais líquidos que são diluídos quando se misturam no sangue.
– Aumento do sangue circulante devido à água. O sangue sai do coração, segue para as pernas e os pés e quando retorna para a parte superior do corpo, se encontra com mais resistência, o que causa uma maior pressão e faz com que a água do sangue flua através das paredes das veias.
Compressão da região pélvica. O desenvolvimento e crescimento do feto pode comprimir ainda mais a região pélvica.
– Gravidez múltipla: O útero ganha mais peso, o que provavelmente altera a circulação sanguínea.
– Altas temperaturas.
– Excesso de peso durante a gravidez
Prevenção e tratamento do inchaço na gravidez
Gestantes que levam uma vida mais saudável, ou seja, que se alimentam corretamente, fazem exercícios físicos, não fumam e não ganham muito peso, terão menos probabilidades de inchar durante a gravidez. Segundo especialistas, as mulheres que engravidam por métodos artificiais também são mais propensas a inchar. Isso acontece devido ao uso e manuseio de hormônios. Os níveis de progesterona e estradiol atingem um nível dez vezes superior ao habitual.
Alivie o desconforto causado pelo inchaço na gravidez
Os desconfortos que causam inchaço à gestante podem ser aliviados com algumas dicas:
– Mudança na alimentação. Diminua a quantidade de sal na preparação das refeições. Condimentos como alho ou limão são mais benéficos para o organismo. É aconselhável comer mais frutas e legumes, cereais e evitar gorduras.
– Não ao sedentário. Os médicos recomendam que, para melhorar a circulação, as gestantes frequentem aulas de hidroginástica (pelo menos duas vezes por semana). Também é recomendável que elas caminhem meia hora por dia ou pratiquem yoga, pilates… que ajudam a mulher a se alongar. Meias elásticas de média pressão, devem ser usadas durante todo o dia, da manhã ao final da tarde.
– Mantenha as pernas para cima durante um tempo. Nos dias de mais calor e especialmente quando a mulher fica por um longo tempo sentada ou em pé durante o dia, é aconselhável que, à noite, ao deitar, fique cerca de uma hora com as pernas para cima. Uma almofada debaixo das pernas também é confortável. A circulação ficará muito melhor.
– Alguns médicos recomendam que as mulheres façam drenagem linfática, desde que sejam feitas com um profissional qualificado. Estas massagens são indicadas para estimular a circulação. Sente-se em um lugar onde você possa levantar seus pés. É aconselhável não cruzar as pernas enquanto está sentada. Você também deve evitar ficar em pé ou sentada com os pés no chão por um período prolongado.
– Não se superaquecer. A mulher deve manter-se a uma temperatura confortável e evitar roupas apertadas. Você não deve caminhar nos dias mais quentes. Não deve se automedicar para reduzir o inchaço. Primeiro de tudo, você deve consultar o médico.
Quando o inchaço na gravidez é um grande problema?
Se a mulher tem um inchaço anormal, um aumento de peso muito grande, formigamento nas mãos, limitações no movimento dos dedos, assim como dores de cabeça na região da nuca, isso pode indicar que tem um problema que precisa de mais atenção e cuidado. Neste caso, você deve consultar o seu médico o mais rápido possível, porque você pode estar sofrendo de pressão alta ou algum problema renal. Há casos de inchaço após o nascimento do bebê. O sangue que a mulher compartilhou com a placenta volta para ela. O inchaço pode deixar rastros. Pode aumentar a incidência de varizes e hemorroidas, mas com uma dieta equilibrada e com a amamentação, o desconforto vai diminuir até desaparecer completamente.