Leptospirose: o que é, causas, sintomas e tratamento!
Hoje vamos explicar de maneira bem simplificada o que é, quais são os sintomas, como se transmite, se trata e se previne a leptospirose.
O que é leptospirose?
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que pode estar presentes na urina de certos animais, como roedores, cães, vacas, porcos, cavalos e animais selvagens.
Como se transmite leptospirose?
A transmissão de leptospirose ocorre pelo contato direto com a urina de um animal infectado ou com água e/ou ambientes contaminados com a urina. Dado que a bactéria sobrevive em lugares úmidos e protegidos da luz, o risco sobe se produzir inundações ou desenvolver atividades recreativas em rios, lagos, lagoas, riachos ( como natação, pesca, camping ou desportos aquáticos).
Sintomas da leptospirose
A leptospirose se manifesta inicialmente como um quadro semelhante à gripe com febre, dor de cabeça, dores musculares e mal-estar em geral. Em seguida, uma segunda fase de maior gravidade pode ser apresentada.
Se houve atividades ou tarefas de risco, antes do aparecimento destes sintomas é necessário consultar um médico imediatamente, já que esta doença pode ser fatal.
Tratamento para leptospirose
O tratamento inclui o uso de antibióticos e é mais eficaz quando administrado a partir da primeira semana após o início dos sintomas. Dependendo da gravidade, pode ser oral ou intravenosa.
Em alguns casos, o manejo de um paciente com leptospirose grave requer seu ingresso na unidade de cuidados intensivos.
Como prevenir leptospirose
– Evite a imersão em águas estagnadas potencialmente contaminadas e garanta que as crianças não brinquem em poças ou lama.
– Combata os roedores, principais agentes de contágio em residências.
– Use luvas e botas de borracha para realizar a remoção de grama ou limpeza de resíduos.
– Mantenha os pátios e terrenos livres de lixo, escombros e tudo o que pode ser um refúgio de roedores.
Em áreas rurais:
– Antes do aparecimento de abortos em animais de produção, é necessário consultar o veterinário.
– É importante sempre usar calçados quando estiver caminhando em solo molhado, luvas e botas altas em áreas alagadas ou quando atravessar águas estagnadas.
– Usar luvas ao realizar tarefas de capina e colheita.
– Em áreas endêmicas, vacinar cães e vacas.