O que é uma gravidez de risco?
Quando uma gravidez ocorre de maneira normal, podemos continuar com a nossa vida e as nossas rotinas habituais. No entanto, há ocasiões em que ocorrem algumas condições que aumentam as possibilidades de que se apresentem complicações.
Hoje vamos explicar a você o que é uma gravidez de risco, quais são seus fatores de risco e que cuidados deve ter no caso de sua gravidez ser de risco.
O que é uma gravidez de risco?
Quando falamos de uma gravidez de risco, estamos falando de uma em que devido a certas condições de saúde, mais cuidado e atenção são necessários, já que é mais provável que tenha complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.
Ter uma gravidez de risco não é para se alarmar, o que você deve fazer é ir aos controles médicos e é muito importante que você siga as instruções que seu médico recomendar para evitar problemas durante ou após a gravidez.
Quais são as causas ou fatores de risco?
Na primeira consulta no início da gravidez, seu ginecologista deve conhecer seu histórico médico e realizar uma série de exames para garantir que tudo esteja em ordem. É aí que uma gravidez de risco pode ser detectada, mas também pode ser durante a gravidez, por isso é importante que você sempre faça check-ups.
Existem certos fatores que determinam que uma gravidez é de risco, entre eles:
– A idade. Ter menos de 17 anos ou mais de 35 anos nos torna mais propensas a ter uma gravidez de risco, já que aumenta o risco de pré-eclâmpsia ou hipertensão gestacional.
– Doenças antes da gravidez. Podem incluir diabetes, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, síndrome do ovário policístico, doenças renais, problemas de tireoide ou doenças auto-imunes, como lúpus ou esclerose múltipla.
– Excesso de peso e obesidade. A obesidade aumenta o risco de pressão alta, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e complicações durante o parto.
– Gravidez múltipla. A gravidez de gêmeos, trigêmeos ou mais, aumenta o risco de parto prematuro e precisa de uma cesariana.
– Condições da gravidez. Problemas de saúde que surgem durante a gravidez, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia.
– Fatores do estilo de vida. Como o consumo de álcool e tabaco na gravidez.
Quanto mais fatores de risco presentes, maior a probabilidade de ter uma gravidez de alto risco, mas seguindo as indicações médicas e indo para os controles periódicos, é possível ter uma gravidez sem maiores conseqüências.
O que devo fazer se tiver uma gravidez de alto risco? Posso preveni-la?
O tratamento necessário dependerá do motivo pelo qual a gravidez é considerada de alto risco. Em alguns casos, o tratamento consistirá em fazer ajustes no estilo de vida (ter uma alimentação mais saudável, limitar o exercício físico, evitar o estresse) e em outros, será necessário o uso de medicamentos.
A melhor maneira de prevenir uma gravidez de risco é manter-se saudável: levar uma alimentação balanceada, fazer exercícios regularmente e evitar álcool ou cigarros. Se você pretende conceber, o ideal é ir ao seu ginecologista para fazer uma avaliação antes de engravidar para garantir que está com uma boa saúde.