Rosácea no rosto: remédios caseiros e mais!
A rosácea é uma enfermidade que afeta normalmente a área do rosto e que pode causar desconfortos e problemas, não só na pele, mas também em nível psicológico. Obviamente, qualquer problema de pele deve ser monitorado sempre por um dermatologista para ter uma visão especializada com a qual tenha uma visão global do problema e das possíveis soluções.
De qualquer forma, os procedimentos caseiros não são nada proibidos. E hoje vamos ensinar alguns remédios caseiros para rosácea que foram usados por muitos anos para tratar um problema comum da pele. A rosácea é um problema de inflamação dos vasos sanguíneos que afeta normalmente o rosto e que se resulta em vermelhidão na pele e uma aparência de inflamação.
O que é rosácea?
A rosácea é uma enfermidade da pele que pode surgir em pessoas com idade entre 30 a 50 anos e é caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos. Em princípio, pode ser vista como um avermelhamento da parte frontal do rosto, especialmente na área das bochechas. Isso pode evoluir até aparecer vasos sanguíneos visíveis e até mesmo espinhas. É possível que aconteça o espessamento da pele e também da área do nariz, algo mais comum em homens, o que faz com que pareça que é maior. Às vezes pode afetar os olhos com inflamação e com a sensação de ter algo dentro, o que traz desconforto. Esse tipo de enfermidade, como outros problemas da pele, geralmente aparece em surtos ocasionais que desaparecem. De qualquer forma, um bom tratamento e medidas preventivas podem ajudar a diminuí-la ou que apareça com menos virulência.
Tratamento de rosácea
Você sempre tem que ir a um dermatologista para recomendar o tratamento para a rosácea. No caso de administrar cremes com corticosteroides ou com antibióticos, mas cuidado, eles podem fazer com que o surto aumente ou fazer com que a pele se acostume a este tipo de tratamento, atrofiando e estragando a sua proteção natural.
Fatores que pioram a rosácea
Existem alguns fatores que aumentam as possibilidades de que apareça uma rosácea no rosto. E é por isso que devemos evitá-los para que eles não se manifestem novamente. O exercício intenso é um deles, mas também banhos muito quentes ou o frio intenso. Evite temperaturas extremas e proteja o rosto do sol direto, do frio ou do vento.
Outra coisa que devemos levar em conta é a higiene e os hábitos de limpeza do rosto. Evite esfoliar e utilizar ferramentas que possam ser abrasivas, como as escovas faciais ou as esponjas que possam nos arranhar. Neste tipo de pele é necessário utilizar produtos para peles sensíveis que não possuam aromas ou uma química muito forte para a pele.
Remédios caseiros para rosácea
Os remédios caseiros se concentram em utilizar ingredientes que ajudem a reduzir a inflamação e que sejam antimicrobianos para prevenir infecções da pele. A camomila pode ser um bom remédio para aliviar diretamente a pele. É uma infusão muito suave que pode ser usada embebida em uma bola de algodão e dando pequenos toques sobre o rosto.
Outro remédio consiste em utilizar fatias de pepino ou um creme feito com pepino. Este pepino deve ser deixado à temperatura ambiente para não incomodar a pele. O creme é ideal para a pele, mas deve ser aplicado no momento de fazê-lo para que não perca suas propriedades anti-inflamatórias. Aplique o creme ou o pepino recém-cortado e coloque na pele ou nos olhos. Trata-se de um anti-inflamatório natural que cuida da pele.
Você já sofreu com rosácea no rosto? Compartilhe com a gente nos comentários como foi a sua experiência e o que fez para resolver o problema.