Saiba mais sobre o ganho de peso na gravidez
O ganho de peso na gravidez excessivo aumenta os riscos para mãe e para o bebê. As mulheres para ter uma gravidez saudável ganham peso à medida que o bebê cresce, isso é normal e necessário. Mas o ganho de peso excessivo durante a gravidez aumenta o risco de problemas de saúde tanto para a mãe como para o bebê.
Quanto é o equilíbrio correto no ganho de peso? O aumento de peso na gravidez recomendado é baseado no peso corporal e no índice de massa corporal (IMC) antes de engravidar.
Tabela ganho de peso na gravidez
Se o seu IMC antes da gravidez é:
Menos de 18’5, você pode ganhar entre 12,5 e 18 kg
18’5 a 24’9 você pode ganhar de 11,5 a 16 kg
25’0 a 29’9 você pode ganhar de 7 a 11,5 kg
30 ou mais, você só tem que ganhar de 5 a 9 kg.
A maior parte do ganho de peso ocorre a partir da semana 13. Para algumas mulheres, o peso corporal não muda muito durante o primeiro trimestre da gravidez, especialmente as mulheres que tiveram enjoos matinais (ou ao meio-dia ou à noite).
As recomendações de ganho de peso são maiores para as mulheres que esperam gêmeos, com a faixa alvo de acordo com o IMC anterior à gravidez da mulher: 18’5-24’9 (ganho de peso: 17-25 kg), 25- 29’9 (ganho de peso: 14-23 kg) e 30 ou mais (ganho de peso: 11-19 kg).
Se ganhar muito peso…
Há estudos que deixam claro que as mulheres ganham mais peso do que o necessário. Inclusive as mulheres que iniciaram a gravidez com um peso saudável (aquelas com um IMC de 18,5 a 24,9) geralmente ganharam muito peso. Ganho de peso excessivo era mais comum entre as mulheres que estavam tendo seu primeiro bebê.
Ganhar muito peso durante a gravidez pode afetar a saúde da mãe. O ganho de peso excessivo tem sido associado a um aumento do risco de desenvolver diabetes na gravidez, pressão arterial alta e complicações durante o parto.
Também pode afetar a saúde do bebê tanto a curto como a longo prazo. Em um estudo que acompanha um milhão de gestações, as mães que ganharam muito peso durante a gravidez tinham maior probabilidade de ter bebês com alto peso ao nascer em comparação com outras mães. Os filhos das mães que ganharam muito peso tinham um risco maior de se tornarem obesos quando crianças ou adultos.
O ganho de peso excessivo durante a gravidez também pode dificultar na perda de peso após o nascimento do bebê. As mulheres que ganharam mais peso do que o recomendado retiveram, em média, 4 kg adicionais seis meses após o nascimento do bebê. É preocupante que esse peso adicional ainda possa ser retido décadas após a gravidez. Não mudar esses poucos quilos extras após a gravidez aumenta as chances de desenvolver obesidade no futuro.