Toxoplasmose na gravidez: prevenção e sintomas
Poucas são as futuras mamães que não passaram pelo transe de se preocupar com a chamada toxoplasmose. Você sabe se já passou ou não? Muitas desconhecem se já passou por esta doença, porque em muitas pacientes, a doença é assintomática, a rotina é prescrever um exame de sangue que pode detectar se já sofreu ou não da doença. A toxoplasmose na gravidez geralmente é assintomática para a mãe, mas que pode ser muito perigosa para o bebê.
Toxoplasmose na gravidez
O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção devido ao parasita toxoplasma gondii, um parasita que pode viver no interior das células dos humanos e dos animais, especialmente nos gatos e nos animais de fazenda.
A toxoplasmose é extremamente perigosa para o feto. O risco da grávida infectar o feto é de 40%. O risco aumenta dependendo do momento que foi contraído.
O primeiro trimestre é o momento em que a toxoplasmose pode causar maiores danos no bebê. As probabilidades de infecção vão aumentando com a idade gestacional, enquanto que a gravidade da infecção diminui.
A maioria das crianças infectadas nascem assintomáticas, mas até 80% desenvolvem sequelas visuais ou neurológicas durante a infância e adolescência. Se o parasita toxoplasma atravessar a placenta e infectar o bebê, pode causar:
– Lesões no cérebro e nos olhos.
– Perda de audição.
– Problemas de aprendizagem.
– Morte do bebê.
Por todas estas razões, a gestante deve levar em conta os conselhos dados pelo obstetra e sempre consultá-lo em caso de dúvida.
Sintomas de toxoplasmose
Em muitos casos, a toxoplasmose não apresenta sintomas. Quando existem, geralmente aparecem cerca de 1 a 2 semanas depois de entrar em contato com o parasita. A doença pode afetar o feto no cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado
Os sintomas imunológicos da toxoplasmose podem incluir:
– Inflamação dos gânglios linfáticos na cabeça e pescoço.
– Dor de cabeça.
– Febre.
– Doença leve semelhante à mononucleose.
– Dor muscular.
– Dor de garganta.
Os sintomas da toxoplasmose em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido podem incluir:
– Confusão.
– Febre.
– Dor de cabeça.
– Visão embaçada devido à inflamação da retina.
– Convulsões.
Diagnóstico da toxoplasmose
A Organização de Especialistas em Teratologia dos EUA (OTIS) recomenda evitar carne crua, mal cozida, ovos crus e leite não pasteurizado. Os gatos que comem carne crua ou roedores podem ser infectados e o parasita vive nas fezes por cerca de duas semanas. Os ovos destes podem permanecer ativos durante 18 meses.
As grávidas devem usar luvas ao jardinar, lavar bem todas as frutas e verduras e lavar bem as mãos depois de tocar em carne crua, frutas, verduras ou terra, além de não tocar as fezes de gato.
Os Centros de Controle de Doenças de Atlanta EUA também aconselham:
– Peça a alguma pessoa que esteja saudável e que não esteja grávida, que troque a areia da caixa sanitária do gato todos os dias. Se isso não for possível, é necessário usar luvas e limpar a caixa de areia todos os dias. Depois lavar bem as mãos com sabão e água.
– Lave as mãos com sabão e água depois de ter tido contato com terra, areia, carne crua ou verduras não lavadas.
– Cozinhe bem as carnes. Não deve provar se não estiver totalmente cozida.
– Congele a carne por vários dias antes de cozinhá-la para reduzir a possibilidade de infecções.
– Lave cuidadosamente todas as tábuas de cortar alimentos e as facas com água quente e sabão depois de usá-los.
– Evite beber água que não tenha sido tratada, especialmente quando viajar para países menos desenvolvidos.
Descarte a toxoplasmose em sua gravidez
Para descartar a toxoplasmose é essencial fazer um exame de sangue. Um dos primeiros exames que você pode realizar durante a gravidez para detectar outras anormalidades, como síndrome de Down, síndrome de Patau ou síndrome de Edwards, é o Teste Pré-Natal Não Invasivo, um teste seguro para o bebê que permite detectar anomalias cromossômicas a partir de uma simples amostra de sangue, com alta porcentagem de confiabilidade. Além disso, com este teste você obterá os resultados em três dias úteis e os resultados serão altamente confiáveis, o número de casos em que uma nova extração é necessária é menor que 0,1%.