Tratamentos para calvície feminina
Calvície feminina ou alopécia feminina hoje é um assunto tabu, poucas corajosas ousam mostrar sua condição e falar sobre o assunto. No entanto, queremos comentar uma série de tratamentos que podem aumentar sua autoestima.
A calvície feminina é menos comum que a calvície masculina, embora, independentemente do sexo, o enfraquecimento do cabelo possa ocorrer em qualquer um dos dois gêneros.
Neste post vamos nos concentrar no tratamento dos diferentes tipos de calvície feminina, assim como uma série de remédios caseiros baseados em produtos naturais que podem ser muito úteis.
Causas de calvície feminina
A alopecia nas mulheres não causa uma queda tão severa como nos homens, apenas há um forte enfraquecimento do cabelo que deixas áreas com menor densidade.
O couro cabeludo fica mais exposto e pode ser que a tarefa de pentear se torne uma tarefa mais complicada.
Na continuação vamos contar quais são as causas mais comuns desta patologia.
Causas genéticas: A calvície se deve a um tema hereditário, embora isso aconteça mais no caso dos homens, ou é muito mais evidente.
Causas hormonais: Neste caso, os hormônios podem afetar diretamente o sistema imune, metabólico e muitas outras camadas. Neste caso, uma mudança repentina nos hormônios pode causar uma perda súbita de cabelo.
Emocionais: Em situações de estresse, sentir ansiedade ou um pouco de depressão também pode afetar a nossa saúde capilar, portanto, muitos casos de alopecia é dada por esses estágios de estresse.
Causas nutricionais: Estar mal nutrido, não ter todos os nutrientes no organismo pode afetar diretamente a quantidade de cabelo, sua densidade e força. Por esta razão, estamos sempre enfatizando a alimentação correta, de forma equilibrada e saudável.
Envelhecer: O passar dos anos também pode afetar nosso cabelo, envelhecer faz com que nosso corpo mude e que os folículos se enfraqueçam fazendo o cabelo não crescer forte e saudável.
Tratamentos para calvície feminina
Existem muitos tratamentos para este tipo de patologia que afeta um grande número de mulheres, na continuação vamos nomeá-los para que você sempre os tenha em mente.
Minoxidil: Medicamento vasodilatador que ajuda a melhorar a qualidade do nosso cabelo.
Laser capilar de baixa potência: Este tratamento é novo e bastante eficaz. O laser regenera o cabelo e estimula o crescimento do fluxo sanguíneo.
Bioestimulação: Nutrientes e componentes que aumentam o crescimento de novos cabelos são introduzidos no couro cabeludo.
Terapia celular regenerativa: Com as células-tronco da pessoa, é possível regenerar o folículo capilar.
Mesoterapia capilar: Este tratamento nutre e estimula a atividade do folículo piloso. Aumenta a circulação sanguínea, fazendo com que o folículo cresça, induzindo o crescimento do cabelo.
Carboxiterapia: Este tratamento é feito através de infiltrações de dióxido de carbono, aumenta a oxigenação do couro cabeludo. Colágeno e elastina são regenerados.
Usar produtos projetados para o couro cabeludo para que melhore e o cabelo cresça forte e saudável. Produtos que também ajudam a parar a queda.
Remédios naturais para calvície feminina
Você também pode encontrar muitos remédios naturais que podemos fazer em casa mesmo, remédios caseiros para melhorar nossa condição.
Em seguida, informamos os produtos que você precisa ter em sua despensa para fazer seus próprios tratamentos naturais, eficazes e seguros.
Óleos naturais
– Óleo de cedro atlântico.
– Óleos essenciais de tomilho.
– Óleo essencial de alecrim.
Em uma tigela, adicione 10 gotas de óleo essencial, seja de apenas uma, ou a combinação das três, misture essas 10 gotas com uma colher de sopa de óleo vegetal, como o óleo de avelã por exemplo.
Misture os óleos e massageie o couro cabeludo e as áreas afetadas.
Infusão de urtiga
A urtiga é uma planta natural muito benéfica para o organismo, neste caso, ajuda a melhorar a qualidade do couro cabeludo e evita a queda. Estimula o seu crescimento e para consegui-lo só temos que fazer uma infusão.
Prepare a infusão derramando 4 ou 5 colheres de sopa de urtiga em um litro de água, deixe ferver por 10 minutos e deixe a mistura repousar durante a noite.
Use como uma loção para o couro cabeludo e massageie suavemente. Use pelo menos duas vezes por semana para notar seus efeitos.
Suplementos vitamínicos
As vitaminas e os nutrientes podem ajudar o nosso organismo em geral e em particular certas patologias, doenças ou enfermidades que queremos tratar.
Nesse caso, adicione mais suplementos de vitamina A, C, ferro e zinco.
Produtos para calvície feminina
Se você sofre de alopecia feminina, recomendamos alguns produtos que você sempre deve ter em sua despensa:
Óleo de rícino. É perfeito para aplicar no couro cabeludo antes de aplicar o nosso shampoo, é bom para favorecer o crescimento natural.
Cuide da alimentação e enfatize os alimentos que ingere para aumentar as doses de nutrientes no organismo.
Alimentos recomendados
Na continuação, vamos dizer quais alimentos você precisa se concentrar mais para melhorar sua saúde capilar.
Zinco: Frutos secos e sementes, legumes, cereais integrais, aves, frutos do mar ou fígado.
Ferro: Fígado, lentilhas, sementes de girassol, nori, amêndoas.
Vitamina C: Frutas como morango, kiwi, laranja, tangerina e mirtilos, brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, nori, frutos secos.
Vitamina A: Fígado de cordeiro ou vitela, bacalhau, sardinha, leite, cerejas, melão, pêssego ou damasco, dente de leão, cenoura ou acelga.
Quanto aos alimentos, tente consumir produtos de qualidade e provenientes da agricultura ecológica, as propriedades serão de melhor qualidade e o seu corpo te agradecerá.
Ter alopecia feminina não tem que ser causa de vergonha, existem tratamentos muito bons para acabar com isso. Ou então, você pode aprender a conviver com isso, temos que ser fortes e não ter complexos sobre o nosso corpo, afinal, ninguém escolhe o corpo com o qual nasceu.
O ideal para parar a alopecia ou calvície é detectar a causa primária para que os profissionais possam encontrar o melhor tratamento para cada paciente. Vá a um especialista se você acha que tem problemas graves de queda de cabelo.