Tudo sobre hemorroidas na gravidez
Muitas mulheres conhecem o medo de sentar ou ir ao banheiro durante a gravidez, como se estivessem esperando por um assento com espinhos. As hemorroidas são um dos desconfortos mais frequentes da gravidez, muitas vezes escondidas pelo “tabu” que representam para muitas pessoas, mas não devem ser negligenciadas.
As hemorroidas, também chamadas “pilhas”, são almofadinhas do tecido intestinal, inchadas na área do ânus ou na parte inferior do reto. Estas almofadinhas contêm muitas artérias e veias, são muito comuns e resultam do aumento da pressão no ânus, o que pode acontecer durante a gravidez, parto ou devido à constipação.
Aproximadamente 40% das mulheres sofrem de hemorroidas em alguma fase da gravidez, especialmente no terceiro trimestre. Da mesma forma que as varizes nas pernas são mais propensas a inchaços nesse período, as veias do reto também sofrem uma maior pressão.
As hemorroidas podem estar dentro ou por fora do corpo. Se são hemorroidas internas, ocorrem dentro do ânus, onde começa o reto. Quando são grandes, podem sair (prolapso). O problema mais comum com as hemorroidas internas é o sangramento durante os movimentos intestinais, mas geralmente não doem tanto como as externas e pode até não haver desconforto.
As hemorroidas externas aparecem por fora do ânus. Podem causar dificuldade na hora de sentar-se, mover-se e especialmente, no momento de limpar a área após um movimento intestinal. As hemorroidas externas trombosadas são mais dolorosas, já que se forma um coágulo de sangue no tecido que está fora do ânus.
Sintomas de hemorroidas na gravidez
A pressão que recebe área do reto, especialmente no final da gravidez e talvez os problemas de prisão de ventre, provocam que as almofadinhas anais se inchem e resultem muito dolorosas. Na área do ânus, são vistas uma ou mais protuberâncias duras e sensíveis.
O tecido inflamado pode sangrar (especialmente no caso de hemorroidas internas), muitas vezes durante os movimentos intestinais, o que pode assustar uma mulher grávida. O sangramento é vermelho intenso. Mas, ao contrário do sangramento vaginal durante a gravidez, o sangramento retal não significa que o bebê está em perigo.
Mais comuns são outros dos sintomas irritantes, associados as hemorroidas externas: coceira, queimação e dor da área afetada. Muitas vezes é difícil, não apenas sentar-se, mas caminhar, mudar de posição ou encontrar a posição correta para dormir… Na hora de ir ao banheiro, como já dissemos, também envolve bastante dor se existir hemorroidas. Ocasionalmente, o sangramento também pode ocorrer.
De qualquer forma, se você não tiver certeza que o sangramento é o resultado de uma hemorroida (se elas são internas, muitas vezes acontece), consulte o médico, porque em alguns casos o sangramento retal pode ser um sinal de uma doença grave. Melhor que um especialista confirme o diagnóstico.
Tratamento e alívio das hemorroidas na gravidez
O tratamento para as hemorroidas cobre diferentes medicamentos e até mesmo a cirurgia pode ser necessária em casos graves, mas durante a gravidez já sabemos que quanto menos medicamentos, melhor (e menos ainda uma sala de cirurgia). Consulte sempre o ginecologista se as hemorroidas são muito dolorosas. Em alguns casos, eles podem recomendar medicação tópica ou supositórios que não representam risco para o feto.
Mas há certos alívios naturais para as hemorroidas que podem funcionar para você. Os banhos de assento com água morna (se estiver muito fria ou muito quente pioram os sintomas) são bastante eficazes para aliviar a dor momentaneamente.
Há pessoas que se dão bem ao frio, por exemplo, aplicando gelo, mas lembre-se de nunca fazê-lo diretamente, mas sim envolvendo o gelo em um pano. Para outros, a água mais quente será melhor. Se é a primeira vez isso acontece com você, pode alternar diferentes temperaturas para ver qual delas te resulta mais relaxante.
Recomendamos roupas íntimas de algodão, mais suaves e que permitam a transpiração
O uso de toalhas úmidas para limpar a área é muito melhor do que o uso de papel higiênico, que é menos macio e quando seco, pode doer na fricção.
Com hemorroidas, a higiene após a defecação é primordial, já que existem irregularidades na área anal, que podem permanecer restos de fezes que aumentam a coceira. Para isso, você pode utilizar água morna corrente, com a ajuda de um sabonete neutro e sempre tocando a área com delicadeza. A limpeza será feita a partir da vagina em direção ao ânus e com precaução de não deixar a área úmida.
Prevenir as hemorroidas na gravidez
Dado que o esforço para defecar, a constipação e o fato de passar muito tempo no banheiro aumenta o risco de sofrer com hemorroidas, devemos garantir que as fezes sejam moles. O truque é manter uma boa hidratação, beber muita água e ter uma alimentação rica em fibras. Muitas frutas e vegetais, grãos integrais… O médico pode recomendar um suplemento de fibra natural se considerar necessário.
Outras dicas para evitar a constipação durante a gravidez incluem evitar alimentos adstringentes e flatulentos, tentar manter um horário de refeição e de ir ao banheiro, mastigar bem os alimentos, fazer exercícios diariamente…
Tente reduzir a pressão na área anal dormindo e descansando de lado e não de costas e também evitando passar muito tempo em pé ou sentada…
Por outro lado, o ciclismo durante a gravidez é contraindicado se a mulher sofre de hemorroidas. Não que este exercício irá provocar, mas a dor de quem sofre intensifica, já que ao apoiar o períneo e a área anal, ocorre uma fricção que piora as hemorroidas.
Um exercício que ajuda a melhorar a circulação na área são os exercícios de Kegel, muito benéficos também para outros aspectos durante esta fase.
Se você sofreu com hemorroidas durante a gravidez, é provável que também as tenha durante o pós-parto. Nesse caso, lembre-se de manter os hábitos de hidratação e alimentação saudáveis e se a dor impedir que você viva uma vida normal, consulte o ginecologista.
A constipação no pós-parto agrava as hemorroidas, o qual se une a dor por uma possível episiotomia, cesariana e na hora de ir ao banheiro pode se tornar um calvário. Se este é o seu caso, não se esqueça de dizer ao ginecologista, ele pode recomendar um laxante compatível com a amamentação.
Esperamos que com essas dicas sobre hemorroida na gravidez você possa reduzir o desconforto das hemorroidas e prevenir sua aparição, felizmente esse desconforto geralmente desaparece dentro de algumas semanas após o parto.