Tudo sobre tontura na gravidez
Durante a gravidez é comum sentir tontura de vez em quando. As tonturas costumam ser mais frequentes no início da gestação e depois o organismo se adapta à gravidez e geralmente melhora. Em seguida, daremos a você 7 dicas para que possa evitá-las e se sentir melhor se tiver alguma, afinal tontura na gravidez é muito comum.
São normais tonturas ou desmaios na gravidez?
Sim, é comum sentir tontura durante a gravidez. Apesar de ser um sintoma habitual normal entre as grávidas, se ocorrerem muitas vezes, são muito fortes ou se são acompanhados por dor de cabeça, dormência, dificuldade para respirar ou sangramento podem ser um sinal de alarme. Neste caso, você deve consultar com o médico que é quem pode avaliar se estão dentro da normalidade ou se é necessário fazer algum exame adicional.
Por que ocorrem tonturas ou desmaios na gravidez?
Durante a gravidez, o sistema cardiovascular tem que fazer muitas mudanças para se adaptar ao aumento do volume sanguíneo necessário para manter o bebê. O volume de sangue do organismo aumenta até 40 ou 50% e para compensá-lo, o coração bombeia mais sangue por minuto e também aumenta as pulsações. Além disso, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial diminui.
Na maior parte do tempo, o sistema cardiovascular consegue se adaptar a todas essas mudanças, mas é comum que em algum momento pontual o organismo não consiga se adaptar com rapidez suficiente e a gestante possa se sentir tonta, um pouco atordoada ou até mesmo desmaiar.
Tontura na gravidez
7 dicas para evitar tonturas e desmaios na gravidez
Para evitar a ocorrência de tontura durante a gravidez, é aconselhável evitar situações que as favoreçam, portanto:
1. Deite-se de lado. No segundo e terceiro trimestres da gravidez, o útero em crescimento pode retardar a passagem do sangue das pernas até o coração. Essa passagem de sangue é feita principalmente pela veia cava inferior, que está localizada entre o útero e a coluna vertebral. Portanto, ao deitar de costas, esta veia é comprimida e a circulação do sangue desacelera ainda mais, favorecendo o aparecimento da tontura. Por este motivo, se recomenda deitar de lado (de preferência sobre o lado esquerdo) durante a gravidez.
2. Evite ficar em pé por muito tempo. Se permanecemos por muito tempo de pé, o sangue se acumula nos pés e nas pernas, piorando o retorno venoso. Se não for possível sentar-se, é aconselhável mover os pés e as pernas em pé para promover a circulação. Usar meias de compressão também ajuda a favorecer o retorno venoso.
3. Evite mudanças de posição repentinas. É comum que, com as mudanças repentinas de posição, o sistema cardiovascular não consiga se adaptar com rapidez suficiente. Portanto, quando estiver sentada ou deitada, levante-se devagar e de forma progressiva.
4. Evite locais onde haja calor excessivo. Permanecer em uma ambiente onde é muito quente ou tomar um longo banho quente, facilita a dilatação dos vasos sanguíneos, baixa a pressão arterial e isso pode te deixar tonta.
5. Faça exercício de forma moderada. O excesso de exercício ou a ansiedade podem causar um aumento da frequência cardíaca e hiperventilação (respiração rápida e profunda) que facilitam os desmaios. Embora o exercício seja benéfico para ajudar na circulação, ele deve ser feito de forma moderada, começar devagar e progressivamente parar se começar a sentir tontura.
6. Ingerir comida e líquidos com freqüência. Se você não comer o suficiente, pode baixar os níveis de açúcar (hipoglicemia) e provocar tonturas e desmaios. Se a quantidade adequada de líquido não for ingerida, pode ocorrer desidratação (especialmente se estiver quente e se pratica exercício), o que também favorece a tontura. Portanto, é aconselhável comer e beber pouco, mas muitas vezes ao dia, em vez de fazer grandes refeições. Também é útil levar um pedaço de fruta, suco ou água quando sair de casa, para caso você comece a sentir tontura.
7. Tenha uma alimentação rica em ferro. A anemia (menor quantidade de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio ao cérebro e outros órgãos) é comum em muitas grávidas, favorecendo a aparição de tonturas e desmaios. Para prevenir a ocorrência de anemia, recomenda-se uma dieta rica em ferro e se o médico considerar necessário, tomar um suplemento de ferro.
O que posso fazer se ficar tonta?
Quando você se sentir tonta, o melhor é sentar ou esticar para evitar cair. O ideal é encostar-se sobre o lado esquerdo, aumentando assim o fluxo de sangue para o coração e reduzindo a sensação de tontura.
Para prevenir a ocorrência das palpitações se aconselha não engordar demais, fazer exercício moderado, praticar técnicas de relaxamento, dormir de lado, descansar o suficiente, cuidar da alimentação e levar uma vida tranquila, dentro do possível.