7 coisas que acontece com o corpo após o parto
O grande momento chegou, depois de 9 meses de espera, você finalmente terá seu bebê em seus braços. Claro que estará muito emocionada, mas também nervosa. As contrações vão doer muito? O trabalho de parto será muito longo? Todos esses medos serão dissipados quando seu filho ou filha nascer.
No entanto, a árdua tarefa de trazer uma criança ao mundo não termina aí. Há reações e mudanças que seu corpo experimenta após o parto que, com certeza, ninguém lhe disse que aconteceria. Para que você esteja preparada e não se assuste, hoje nós vamos dizer quais são os processos que seu organismo enfrentará. As 7 coisas que acontece com o corpo após o parto e que ninguém te conta.
7 coisas que acontece com o corpo após o parto
1. Incontinência urinária
Uma vez que seu bebê nasce e você não tem mais uma barriga de grávida, os órgãos do seu corpo devem retornar à sua posição original. Isso causa um rearranjo na bexiga que pode resultar em escapes involuntários de urina.
Não entre em pânico, isso é temporário e pode ser resolvido com absorventes, especialmente para você se sentir livre para rir, chorar e mover-se sem medo caso a incontinência apareça nos momentos mais inoportunos.
2. Fluxo vaginal
Não se assuste se notar a secreção vaginal em sua calcinha, mesmo que seja abundante e de cor avermelhada. É normal que isso ocorra nos primeiros dias e pouco a pouco, será menos espessa e desaparecerá. Isso também está relacionado com os reajustes hormonais que seu corpo sofre depois de ter um bebê. Evite usar tampões durante este período, pois corre o risco de uma infecção.
3. Pequenas hemorragias
Além do fluxo vaginal avermelhado, é provável que você tenha pequenas hemorragias. Não se preocupe, seu corpo está preparado para recuperar todo o sangue que você perdeu durante e após o parto.
Esta situação não ocorre em todas as mulheres e pode ser devido ao fato de que após parto o útero não se contrai corretamente e, portanto, os vasos sanguíneos que se rompem após a expulsão da placenta não se fecham completamente.
Os pequenos sangramentos durarão alguns dias e pouco a pouco, desapareceram. Se a situação não melhorar em pouco tempo, é melhor ir ao seu médico para se certificar de que não tem plaquetas baixas ou qualquer outra condição.
4. Ressecamento vaginal
É normal que, durante os primeiros dias após o parto, a lubrificação vaginal diminua e aconteça um ressecamento, por sua vez, pode causar dificuldades nas relações sexuais. Isso pode durar vários dias, semanas ou até mesmo alguns meses, mas pouco a pouco vai melhorar. No entanto, se a secura durar muito ou piorar, o recomendável é que você procure um médico para descartar qualquer outro problema de saúde.
5. Contrações
Como já mencionamos anteriormente, as contrações são a maneira que o corpo tem para parar com as hemorragias dos vasos sanguíneos que se romperam durante o parto. Mas não se preocupe, não são tão dolorosas quanto as do parto, são bem semelhantes às cólicas e inclusive há mulheres que só sentem um pequeno desconforto.
6. Os pés crescem
Não é brincadeira! Não é que você terá um pé gigante de um dia para o outro, mas é muito provável que seu tamanho de sapato aumente meio número (ou seja, meio centímetro). Muitas vezes isso ocorre desde a gravidez e é por causa da relaxina, um hormônio que seu corpo gera em maior quantidade durante a gravidez e cuja função é ajudar a relaxar os ligamentos das articulações da pelve, permitindo que sejam mais elásticas e o canal do parto se alargue para que o bebê possa sair.
7. Aumento da transpiração
Certamente ninguém lhe disse isso, mas depois de ter seu bebê, você suará mais do que o habitual, especialmente à noite. As mudanças hormonais são a principal causa desse aumento na transpiração e não há motivo para se alarmar. Então, não se sinta mal com essa situação, pouco a pouco irá regularizando.