Cistite: um transtorno muito frequente em meninas
A cistite é uma infecção urinária muito frequente, especialmente nas meninas. É facilmente detectada e tem um tratamento muito simples, mas devemos ter cuidado porque, se não a diagnosticarmos a tempo, pode prejudicar o rim.
Não é algo incomum, quase 5% das meninas de idade escolar vão padecê-la e em uma proporção 10 vezes maior que os meninos.
O que é cistite infantil?
Seus sintomas são claros: dor ou queimação ao fazer xixi, sensação contínua de vontade urinar e às vezes, algumas gotas de sangue. Em bebês é mais difícil detectá-la, por isso é conveniente ver se o bebê chora mais do que o habitual, se as fraldas apenas estão molhadas ou se estão manchadas de rosa ou se têm falta de apetite ou vômitos. Qualquer um desses sintomas nos indica que devemos levá-lo ao médico o mais rápido possível, a cistite não é perigosa sempre que tratada a tempo.
A razão pela qual a cistite é mais comum nas meninas é que, na maioria das vezes, a infecção é causada por uma bactéria que se encontra nas fezes, no caso das meninas, a área da infecção está localizada muito perto da uretra e uma incorreta limpeza pode fazer com que as bactérias penetrem facilmente. Além disso, nas meninas, a uretra é mais curta do que nos meninos, o que torna a infecção mais rápida.
Existem também outros fatores que podem influenciar, já que estas bactérias se multiplicam em ambientes úmidos e quentes. Por exemplo, permanecer com roupas molhadas, sentar em locais frios ou tocar as áreas genitais excessivamente com as mãos sujas. Assim como tomar certos medicamentos, lavar em excesso com sabonetes abrasivos que reduzem a flora vaginal ou beber pouco líquido, o que reduz a freqüência de fazer xixi e concentra toxinas na urina, pode levar à cistite.
Remédio para cistite
O remédio para cistite são os antibióticos. O mais comum é que o médico realize uma cultura de urina antes e os antibióticos são administrados por 10 dias. É importante curá-la bem, caso contrário, os episódios serão repetidos. Além disso, pode haver uma complicação se houver um refluxo de urina da bexiga até os ureteres, aumentando a infecção ao rim e tornando-se uma pielonefrite, que a longo prazo provoca problemas renais.
Como prevenir a cistite
1- Dê muitos líquidos à criança: água, sucos naturais, caldos, infusões e vegetais e frutas diuréticas favorecem a vontade de fazer xixi e assim, a expulsão de germes.
2- Não lhes dê alimentos gordurosos: são difíceis de purificar.
3- Ensine as meninas a se limparem corretamente: é básico, desde bebês, limpar a vagina até a área anal e não vice-versa, para que os germes não possam penetrar na uretra.
5- Roupa íntima seca e limpa.
6- Mude as fraldas com freqüência.
Com uma higiene adequada, a porcentagem de sofrer de cistite diminui consideravelmente.