Dicas para o primeiro banho do bebê
São muitas as dúvidas e perguntas que os pais se questionam quando têm que banhar seu bebê pela primeira vez. Normalmente, se sentem inseguros e ansiosos e com algum medo, principalmente quando são papais de primeira viagem e precisam dar o primeiro banho do bebê. Se perguntam como devem segurá-lo e quais as precauções que devem ter.
Muitos não sabem qual é a temperatura ideal da água ou como devem colocá-lo na água ou qual é a melhor maneira de tirá-lo da banheira. Mas, calma, são dúvidas normais, compartilhadas por muitos papais.
Dicas para o primeiro banho do bebê
Higiene e algo mais no banho do seu bebê
O banho do bebê é uma ótima oportunidade para poder transmitir sentimentos de bem-estar. A água morna relaxa e agrada o bebê e fazer isso todos os dias no mesmo horário, como por exemplo, antes do jantar, proporciona o ambiente adequado para desfrutar de um bom descanso noturno. Aproveite este momento para estabelecer um contato especial com ele e para fortalecer o vínculo emocional.
É importante ter tudo preparado. Com uma boa organização, você se sentirá mais seguro. Para conseguir isso, nada melhor do que reunir e ter em mãos tudo o que é necessário: sabonete neutro e shampoo para bebês, toalhas de algodão, pente ou escova, roupas limpas, fraldas, termômetro de banho, banheira (móvel ou fixa) e uma esponja (opcional).
Passo a passo de como dar banho no bebê
Quando você tiver todo o material reunido, lave suas mãos e feche a porta e a janela do local onde for dar banho no seu bebê.
1. Certifique-se de que a temperatura ambiente do local seja quente e varia entre 23 e 25 ºC. Depois, verifique se a banheira está limpa e encha-a com água morna. A água deve estar na temperatura corporal, isto é, entre 35 e 37 graus Celsius. Você pode usar um termômetro de banho ou se preferir, use o cotovelo para verificar que a temperatura é a apropriada.
2. Em seguida, tire a roupa do bebê, limpe a área que está em contato com a fralda e enrole-o em uma toalha, enquanto limpa o rosto e as orelhas com um pedaço de algodão ligeiramente úmido.
3. Depois, segure o bebê com o braço direito, de modo que a parte interna do cotovelo sustente a cabeça e as mãos alcance o bumbum. Incline-o sobre a banheira e com a mão esquerda, lave a cabeça com uma quantidade mínima de shampoo. Enxágue bem.
4. Uma vez lavada a cabeça, segure os ombros do bebê com uma mão, introduzindo os dedos debaixo da axila, de modo que sua cabeça fique fora da água, enquanto você usa a outra mão para lavá-lo.
5. É importante não parar de sorrir e falar com ele, enquanto o banha.
6. Com ou sem esponja, lave-o de cima para baixo. Primeiro o peito, os braços, as mãos e depois as pernas e os pés.
7. Gire cuidadosamente o bebê para lavar suas costas e nádegas.
8. Uma vez que estiver totalmente limpo e bem enxaguado, levante o bebê suavemente e enrole-o em uma toalha.
9. Seque bem cada dobrinha dele
10. Comece a vesti-lo de cima para baixo para que não perca calor.
Como dar banho em um bebê recém nascido
Os bebês recém-nascidos também podem se familiarizar com o banho desde o primeiro dia. Na verdade, adoram a água, já que lembra o ambiente em que eles se desenvolveram durante 9 meses dentro do útero. Antes de despir o bebê e envolvê-lo em uma toalha, com um pano de algodão levemente umedecido com soro fisiológico, primeiro limpe seus olhos. Em seguida, introduza-o pouco a pouco na água morna e banhe-o, limpando-o suavemente sem esfregar. Seque-o com cuidado, dando ligeiros toques com a toalha. Antes de vesti-lo, é importante que revise o cordão umbilical e a área do umbigo. Limpe-o na base com álcool de 70 ºC e enrole uma gaze limpa. Se você perceber que o umbigo apresenta uma cor avermelhada e mau cheiro, deve levá-lo ao pediatra.
Existem alguns cuidados especiais que você deve considerar durante o banho do seu bebê:
1. Nunca deve deixar seu bebê sozinho durante o banho.
2. O uso de talcos ou colônias não é recomendado, principalmente nos primeiros meses. Podem desencadear alergias.
3. A altura da banheira deve ser apropriada a estatura da pessoa que está banhando o bebê, para que não sofra as costas.
4. Lave sempre a banheira antes e depois de sua utilização.
5. É importante secar completamente todas as dobras da pele do bebê, especialmente aquelas embaixo do queixo, atrás das orelhas e da área da fralda.
6. Aproveite a hora do banho para revisar o bebê e assim descartar erupções, inflamações ou outros problemas. Observe se há uma crosta láctea na cabeça.
7. Evite ficar desanimado se seu bebê chora muito durante os primeiros banhos. Com seus mimos e as condições ambientais adequadas, acabará se acostumando e chegará a desfrutar desse momento de prazer. E seus papais também.
Aprender como dar o primeiro banho no bebê não é algo difícil, basta prestar atenção a essas dicas e realizar tudo com cuidado.