Fumar pode danificar o cérebro do seu bebê
Se você está pensando em engravidar ou já está e decidiu não deixar o tabaco, esta informação é para você: fumar pode danificar o cérebro do seu bebê nos últimos estágios da gestação.
Fumar pode danificar o cérebro do seu bebê
De acordo com um artigo escrito por especialistas Mikael Ekblad e Jyrki Korkeila da Universidade de Turku e Liisa Lehtonen de Harjavalta Hospital, são as múltiplas substâncias tóxicas do tabaco as que têm demonstrado efeitos nocivos sobre o desenvolvimento do cérebro do feto.
Com base em diversas investigações, os especialistas asseguram que os recém-nascidos expostos ao tabaco durante a gravidez tem se observado que têm um menor volume do lobo frontal e o cerebelo, condição que pode inclusive ficar até a adolescência.
Da mesma forma, outros danos relacionados com o tabagismo na gravidez é que as crianças mostram um crescimento mais lento do que o habitual em sua cabeça, até meio centímetro menos nos recém-nascidos.
Isso afeta suas habilidades?
Ekblad e seus colegas concluíram que sim, pelo menos quando as crianças são pequenas.
Isso ocorre porque estudos relatam que os bebês de mães que fumaram durante a gestação eram quatro vezes mais reativos aos sons ambientais, em comparação com aqueles que não foram expostos ao tabaco.
A avaliação foi conduzida dois dias após o nascimento, mas também foi observada a mesma situação aos 6 meses de idade.
Assim, este pode estar associado com uma maior dificuldade de processar estímulos auditivos, que depois podem estar associados com problemas no desenvolvimento da linguagem e leitura, revelam os autores.
Mas isso não reflete só na infância, outros estudos mostram que os adolescentes cujas mães fumaram durante a gravidez apresentaram mais “distúrbios” ao nível das áreas frontais, temporais, parietais e do cerebelo quando processavam informação auditiva.
É verdade que parar de fumar não é um passo fácil, mas fazer isso pode fazer a diferença no desenvolvimento saudável do seu bebê e evitar outros problemas, como: baixo peso, a morte súbita ao sofrer de asma, entre outros. Pense nisso!