Gases na gravidez: companheiros irritantes!
Talvez você esteja apenas nas primeiras semanas de gravidez e já percebeu esses companheiros irritantes que fazem você se sentir inchada. Ou talvez façam sua aparição até alguns meses depois. Mas poucas são as grávidas que se livram deles. Hoje vamos falar mais a fundo sobre os gases na gravidez.
Gases na gravidez
Os gases na gravidez são formados no sistema digestivo e podem terminar seu ciclo em nosso interior, saindo pela boca ou, se estiverem nos intestinos, pelo ânus. São um dos desconfortos mais embaraçosos durante a gravidez e estão associados ao desconforto digestivo que sofremos nesta etapa.
Os gases são formados no sistema digestivo de duas maneiras: pela ingestão de ar e quando as bactérias do intestino grosso quebram o alimento não digerido. A maior parte dos gases no estômago é produzido pela ingestão do ar e geralmente é liberado por arrotos. Aqueles que chegam ao intestino ou são produzidos lá, saem na forma de vento ou flatulência.
Por que temos mais gases na gravidez?
A causa dos gases está tanto nas mudanças hormonais (a progesterona relativa ao funcionamento do sistema digestivo) como no aumentando do tamanho do feto que aprisiona o estômago e os intestinos, tudo o que dificulta as digestões especialmente na reta final da gravidez, quando são mais frequentes as indigestões e a acidez.
Comparado com o ardor ou azia, é uma sensação de inchaço e queimação na boca do estômago que sobe pelo esôfago e é muitas vezes acompanhada por pequenas regurgitações da comida (vômitos que não sai pela boca) e uma repetição de arrotos.
O aumento da fibra na dieta da gestante também pode produzir um aumento das flatulências, mas não pare de tomá-la por isso, já que o efeito é muito pior que uns simples gases. Nos referimos à constipação (que também pode aumentar as flatulências) ou às hemorroidas que podem realmente afetar o bem-estar da futura mãe. Além disso, lembre-se de que os alimentos ricos em fibras não só são benéficos para uma correta digestão, mas também ajudam a controlar o peso, a reduzir os níveis de colesterol, prevenir a hipertensão ou controlar a diabetes.
Os gases na gravidez podem ser muito irritantes para a futura mãe e talvez o parceiro tenha que ser mais compreensivo que o normal. É possível que o bebê perceba apenas os sons gástricos e intestinais, sem afetá-lo em nada.
A única coisa que poderia prejudicar os gases ao bebê é se a mãe, por causa disso, afetasse sua dieta e deixasse de comer corretamente ou regularmente. Por isso e para o próprio bem-estar, é importante aprendermos as formas de reduzir os gases ou os desconfortos que isso causa.
Como eliminar gases na gravidez
É importante que você encontre o melhor possível nesta fase e talvez você possa fazer algo para reduzir os irritantes gases na gravidez, melhorando as digestões. Siga estas dicas:
– Evite refeições pesadas, que aumentam a sensação de inchaço e sobrecarregam o sistema digestivo. Não se trata de passar fome, mas de aumentar o número de refeições ao dia, consumindo menos quantidade e escolhendo refeições mais saudáveis durante a gravidez.
– Coma tranquilamente, devagar e sem se sentir desconfortável. Comer depressa nos faz tomar mais ar ao lado da comida, assim como a tensão ou a ansiedade durante as refeições. Mastigue bem os alimentos para facilitar a tarefa do estômago.
– Evite os alimentos que produzem gases, que podem variar de uma pessoa para outra. Possivelmente, você já conhece como seu corpo reage a determinados alimentos, mas em geral pode-se dizer que a cebola, repolho, feijão ou alimentos fritos e as sobremesas ricas em açúcar tendem a produzir mais gases do que outros.
– Abstenha-se das bebidas com gás.
– Tente ser regular na evacuação e não demorar muito tempo sem ir ao banheiro, o que favorece o acúmulo de gases.
– Não segure os gases. Obviamente, você pode procurar o melhor lugar para isto e por sorte a grávida é pressuposta as visitas freqüentes ao banheiro.
– Além disso, para melhorar as digestões em geral, você pode controlar seu ganho de peso, não usar roupas apertadas, não ir para a cama imediatamente depois de comer, evitar alimentos muito gordurosos ou picantes, exercitar-se regularmente…
– Se você está preocupada com arrotos, evite alimentos que “repitam” com um cheiro forte, como alho ou determinados alimentos fritos.
Finalmente, lembre-se de que todas as pessoas emitem gases todos os dias, mas se você estiver grávida, provavelmente sofrerá mais o desconforto dos gases. Felizmente, esses parceiros desagradáveis retornam ao seu nível habitual antes da gravidez, uma vez que tenhamos dado à luz. E se quiser pode também pedir ao seu médico um remedio para gases…