Gengivite na gravidez: causas, tratamento e mais!
A gengivite é a infecção das gengivas causada pela agressão de bactérias. Durante a gravidez, existem diferentes fatores que predispõem a esse tipo de transtorno.
Gengivite na gravidez: causas, tratamento e mais!
Mais da metade das mulheres sofrem de gengivite na gravidez. Este transtorno, que consiste em uma infecção das gengivas, também é favorecido pela relativa “fraqueza” do sistema imunológico característica da gravidez. A gengivite pode aparecer em torno do segundo ou terceiro mês de gravidez, para continuar mais tarde durante toda a gravidez.
Causas da gengivite na gravidez
– Durante a gravidez, as mucosas da boca tornam-se mais grossas e aumenta o fornecimento de sangue nelas. Isso as faz parecer mais escuras e inchadas e que sangrem com facilidade, favorecendo o aparecimento de gengivite.
– A composição da saliva também muda durante a gravidez: é mais rica em íon ferro, cálcio e potássio, além de ter um pH mais ácido.
– Esta mudança favorece a proliferação na boca de bactérias anaeróbicas (que vivem sem oxigênio) e portanto, a acumulação de placa, a verdadeira causa da gengivite.
– Da mesma forma, durante a gravidez, aumenta a quantidade de mucina na saliva. A mucina é uma proteína que favorece a adesão e portanto, a agressividade da placa bacteriana.
Tratamento da gengivite na gravidez
– O sangramento das gengivas geralmente aumenta até o oitavo mês de gestação e tende a se resolver espontaneamente após o parto.
– Assim como com as cáries, a melhor prevenção é a higiene bucal.
Remédios para gengivite
– Amoxicilina.
– Cefalexina.
– Clindamicina.
– Clordox.
– Flanax.
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.
A gengivite é um dos problemas bucais mais frequentes e é nada mais do que uma inflamação da gengiva.