Nunca se culpe por um aborto espontâneo
Ninguém é culpado por isso acontecer, embora se você não entender os motivos pelos quais aconteceu, pode fazê-lo sem querer. Os casais que sofrem um aborto espontâneo geralmente se culpam porque não sabem porque aconteceu, acham que poderiam tê-lo evitado de alguma maneira. Mas, na realidade, isso nem sempre é o caso.
Nunca se culpe por um aborto espontâneo
Normalmente você não pode evitar
Um aborto involuntário normalmente não pode ser evitado. As causas mais comuns são geralmente problemas genéticos no embrião que ocorrem espontaneamente. Uma anomalia aleatória pode ocorrer. Também é possível que os pais tenham condições genéticas ou outras condições médicas… E outras vezes, a causa não é conhecida, simplesmente acontece.
Os abortos espontâneos consecutivos são a exceção e não a norma. No entanto, é possível experimentá-los, especialmente se houver uma condição genética ou médica sofrida pela mãe (ou pai). Por esta razão, recomenda-se que os abortos repetidos (três ou mais) sejam medicamente investigados. Um aborto normalmente não pode ser evitado, então você não deve se sentir culpada no caso de passar por um.
O que você deve saber
O corpo geralmente leva cerca de um mês para se recuperar de um aborto espontâneo. Em contraste, os efeitos psicológicos podem durar muito mais tempo e isso difere de uma mulher para outra. O apoio terapêutico no caso de ser necessário, a família ou o apoio social são vitais quando uma mulher teve um aborto espontâneo.
Há uma pergunta que muitas pessoas se fazem depois de um aborto espontâneo: os hormônios que permanecem no corpo depois de uma gravidez fracassada podem contribuir para a depressão, problemas de saúde mental ou outras complicações? No caso de um aborto espontâneo incompleto, pode haver efeitos colaterais, como sangramento significativo ou infecção, que podem ter efeitos a longo prazo. E por isso que é necessário que uma mulher que teve sangramento durante uma gravidez ou sem saber que estava grávida, mas não era o momento da menstruação, consulte um médico ou pronto-socorro para certificar-se do motivo desse tipo de sangramento.
Quando quer ter outro bebê
Existem alguns passos que devem ser seguidos para melhorar fisicamente e emocionalmente e até mesmo quando você quer ter outro bebê. A cura física geralmente é rápida, especialmente se não ocorreu complicações como um sangramento excessivo ou uma infecção. Para ajudar na recuperação, seu médico pode prescrever suplementos de ferro e folato ou medicamentos como antibióticos, se necessário. Psicologicamente, você pode precisar de orientação e apoio familiar para ajudar a superar possíveis problemas emocionais.
Se você quiser tentar novamente após um aborto espontâneo, deve saber que se você é saudável e não tem complicações a longo prazo ou se está psicologicamente preparada para engravidar novamente… qualquer hora é um bom momento! Esta será uma decisão íntima sua, você só precisa conversar com o seu médico para ter certeza de que tudo pode correr bem.
Lembre-se que um aborto pode simplesmente acontecer. Você não é culpada de nada.