Por que alguns bebês têm marca de nascença?
A crença de que alguma coisa que a mãe derruba no corpo produz mancha no bebê é muito popular, um mito que não está relacionado com a causa real da marca de nascença. Sua origem deve ser buscada no que aconteceu com o bebê no útero, já que qualquer coisa que tenha acontecido poderia ter um efeito em sua pele. Descubra abaixo por que alguns bebês têm marca de nascença?
A origem da marca de nascença
As marcas de nascença são divididas em duas categorias: pigmentadas e vasculares. As manchas pigmentadas são geralmente lisas e inofensivas e ocorrem quando as células de pigmento da pele se agrupam, podem ser de cor café ou de tonalidades escuras. As manchas vasculares geralmente aparecem na área da cabeça e do pescoço (principalmente no rosto), têm cor rosa ou vermelha e são o resultado de um crescimento de vasos sanguíneos debaixo da pele. Ambos os tipos de manchas de nascença podem aparecer em qualquer lugar.
Os hemangiomas são um exemplo de manchas vasculares e existem diferentes tipos:
– Marca de morango: é uma mancha de cor vermelha.
– Salmão: é uma mancha muito comum. São de cor rosa e são compostas de pequenos vasos sanguíneos. Geralmente estão no rosto.
– Vinho do porto: é uma mancha plana e avermelhada, composta de vasos sanguíneos dilatados. Embora isso possa não significar nada, essa mancha está associada à síndrome de Sturge-Weber.
As marcas de nascença podem estar relacionadas a certas proteínas às quais se expõe um recém-nascido na placenta, mas o mecanismo pelo qual ocorreram ainda não é bem compreendido. O hemangioma tem sido associado com baixo peso ao nascer, de acordo com pesquisas do Medical College of Wisconsin. Além disso, um estudo do The Pediatric Dermatology Journal concluiu que a falta de oxigênio na placenta durante a gravidez poderia ser responsável pela formação de hemangiomas.
A grande maioria das manchas de nascença não representam problemas de saúde para a criança e muitas delas eventualmente desaparecem ao longo do tempo.