Pressão baixa na gravidez
Algumas grávidas experimentam uma queda na pressão durante a gravidez, especialmente nas primeiras semanas. Isso faz com que a gestante fique muito fraca e pode até desmaiar. A parte positiva da hipotensão é que não é perigoso para a gravidez, ao contrário da hipertensão. Aprenda agora um pouco mais sobre pressão baixa na gravidez.
Pressão baixa na gravidez
A hipotensão é a pressão arterial baixa. Durante a gravidez, a hipotensão pode ocorrer durante as primeiras 24 semanas, especialmente no segundo trimestre (entre as semanas 12 e 24 da gravidez). Normalmente se trata de uma diminuição da pressão provocada pela própria gravidez. Como o sangue agora circula também para o feto, o sistema circulatório da mulher é forçado a funcionar mais depressa para atender às necessidades do bebê. E isso faz com que a pressão sanguínea caia. Assim que o corpo se estabilizar e se adaptar a essa nova situação, a hipotensão diminuirá.
Outra das causas da hipotensão na gravidez é a pressão exercida pelo útero na aorta e na veia cava. Sendo assim, os ginecologistas recomendam que a gestante não durma de costas, mas sim reclinada do lado esquerdo.
Mas quando temos pressão baixa? Pode-se considerar hipotensão se os valores estiverem abaixo de 9-6 (90 de tensão sistólica e 60 de pressão diastólica).
Existem outras causas de hipotensão, como os problemas endócrinos (hipotireoidismo e hipertireoidismo), algum problema cardíaco. E, em casos muito extremos, pode ocorrer uma situação de choque hipovolêmico (uma hipotensão ligada à desidratação grave). Mas estes casos são estranhos (ocorrem antes de uma infecção ou reação alérgica grave ou uma grande perda de sangue). O normal é que a hipotensão não seja prejudicial para a saúde.
Sintomas de pressão baixa gravidez
O principal sintoma é a tontura. A grávida percebe que, quando se levanta depois de ficar deitada ou sentada por algum tempo, “a cabeça fica zonza”. Essa sensação de vertigem pode acompanhá-la ao longo do dia. Você também se sentirá mais cansada, com uma sensação de fadiga constante e sono, muito sono. Em alguns casos, a gestante com hipotensão pode se sentir um pouco deprimida.
Outro dos sintomas da hipotensão durante a gravidez é a dificuldade de concentração. A sensação de ‘ter que ler duas vezes o mesmo’ para poder entender o que é lido, é muito comum nesses casos. Muitas vezes também afeta a visão. Muitas grávidas com pressão arterial baixa apresentam visão turva.
Em alguns casos, a hipotensão pode causar um desmaio na gestante. Isso ocorre quando há uma queda súbita e repentina da tensão. Nesse momento, o cérebro pode parar de receber o nível adequado de oxigênio, o que provoca o desmaio. Isso pode levar a uma situação de risco para a gestante, já que ela pode se machucar com a queda.
Recomendações para grávidas com hipotensão
– Não mude de posição de forma brusca. Acostume-se a fazer movimentos mais lentos, especialmente se você está deitada ou sentada e vai se levantar.
– Carregue sempre uma garrafa de água na sua bolsa. A água fornece sais minerais e ajuda a controlar a hipotensão. Certifique-se também de estar hidratada em todos os momentos. Lembre-se de que a desidratação é uma das causas da hipotensão.
– Cuide da sua alimentação. Inclua alimentos hidratantes. Antes de uma queda de pressão, consuma alimentos ricos em glicose. Coma várias vezes ao dia e evite passar muitas horas sem comer nada (isso gera uma queda no açúcar).
– Faça exercício. Caminhe para manter a circulação ativa.